Território de Identidade de Rio das Contas declara apoio à criação do PAC Semiárido

(Ipiaú e Bonito – BA) – “A proposta de criação do PAC Semiárido, apresentada pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, também presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri) responde aos anseios dos pequenos agropecuaristas que estão sofrendo muito com a seca”, afirmou o coordenador do Território de Identidade Médio Rio das Contas, José Mendes da Silva, ao parabenizar o secretário pela iniciativa. Ele entregou a Salles um documento, assinado por todos os membros do núcleo diretivo do território, que engloba cerca de 20 municípios, declarando apoio à proposta e sugerindo a formação de um comitê estadual com participação dos territórios, “no sentido de que as ações do referido programa venham a ser projetadas e definidas de forma participativa”.
A declaração foi feita em Ipiaú, durante reunião do secretário da Agricultura com centenas de agricultores familiares, no Parque de Exposições José Thiara, onde está acontecendo, até domingo (28), a Expoipiaú.
A decisão de reivindicar à presidente Dilma Rousseff a implantação do PAC Semiárido já havia sido aprovada pelos secretários de Agricultura dos estados nordestinos e o de Minas Gerais. A proposta da implantação do PAC está baseada em dois pilares: reserva alimentar para os rebanhos, através da palma forrageira; e água para dessedentação animal, através de poços e barragens para perenizar rios e riachos. O objetivo desse programa, conforme explicou Eduardo Salles, é atender a cerca de 1,5 milhão de famílias de agricultores do semiárido nordestino com ações estruturantes.  “A situação é desesperadora e os rebanhos estão sendo dizimados. Precisamos nos mobilizar e preparar o semiárido para conviver com a seca. E tem que ser logo, porque quando a chuva chegar, as pessoas vão esquecer a seca”, disse ele.
No encontro com os agricultores do Território de Identidade Médio Rio das Contas, do qual participaram o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car/Sedir), Vivaldo Mendonça; os superintendentes de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf) e de Desenvolvimento Agropecuário (SDA), Wilson Dias e Raimundo Sampaio, foram discutidas questões como a organização da cadeia produtiva do leite no território e a adequação do matadouro local às normas da portaria 304, do Ministério da Agricultura.
O superintendente da Agricultura Familiar aproveitou para orientar os líderes de associações com relação à implantação de dez agroindústrias de frutas simplificadas e uma polivalente no território, distribuindo cópias dos editais.
No final do encontro, o secretário Eduardo Salles e o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, assinaram termo de cooperação técnica para prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, defesa agropecuária, organização dos produtores e ações de comercialização de frutas em todos os municípios do Território de Identidade Médio Rio das Contas.
Representando a Bahia Pesca, o gerente regional de Ibirataia, Manoel dos Santos, coordenou a distribuição de 20 mil alevinos de tilápia aos pequenos produtores da região de Ibirataia, Ipiaú, Barra do Rocha e Ubatã, todos cadastrados previamente.
Encontro de cafeicultores
A qualificação e aumento da produtividade, assistência técnica e comercialização do café foram alguns dos temas discutidos no 7º Encontro de Cafeicultores de Bonito, realizado nesta quinta-feira (25), no Ginásio de Esportes Roberto Muniz. O secretário Eduardo Salles fez a abertura oficial do evento, ao lado do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car/Sedir), e afirmou que o fortalecimento da cafeicultura é uma das prioridades da Seagri. O encontro reuniu centenas de agricultores.
Fonte: Ascom Seagri – 26 de outubro de 2012
Josalto Alves – DRT-BA  931
71.9975.2354  3115.2794
Ascom – Armenio