Feira da Embrapa reúne mais de 140 exemplos de tecnologias rurais

Produtos considerados exóticos e que têm tudo para cair no gosto do consumir, como o tomate perfeito, estão na Feira Ciência para a Vida. Organizado pela Embrapa, o evento reúne em Brasília mais de 140 exemplos de tecnologias rurais.

Na hora de comprar legumes, a procura é sempre a mesma: um produto atraente e saboroso. Pois a Embrapa desenvolveu o tomatec, um tomate resistente e com excelente aparência. O cultivo envolve a conservação do solo e da água, e dispensa agrotóxicos.

— O grande trunfo dessa tecnologia é justamente isso: a possibilidade de o consumidor escolher qualquer fruta ali à vontade, de olhos fechados, que vai estar perfeita. O fruto vai estar intacto — disse o agrônomo da Embrapa, Edson Alves.

Um outro exemplo de tecnologia e que chama bastante a atenção do público na feira é o porco light.

— É complicado, porque com porco é complicado de saber. A gente sempre vê aquela gordura toda — avalia a dona de casa Erika Itai.

Mas o responsável pela experiência garante.

— Aquela história de que a carne suína faz mal, que é uma carne gordurosa, é um tabu que já foi quebrado. É uma carne muito saborosa. Pode ser consumida, em vários pratos — disse o técnico da Embrapa Suínos e Aves Paulo Baldi.

É a terceira geração do suíno light, conhecido entre os criadores como o MS 115. Foram 20 anos de melhoramento genético, cruzas, até chegar num animal com 60% de carne magra na carcaça. A espessura do toucinho, a famosa gordura, é muito baixa: 1,5cm apenas. O porco convencional tem no mínimo 3,5 cm.

Além disso, a versão light traz 25% a mais de carne, com aspecto bem mais avermelhado. Tudo isso dentro das exigências do mercado externo. Quem conhece, recomenda.

— É uma carne muito saborosa. Só provando para ver isso — afirmou Baldi.

A exposição, que acontece na sede da Embrapa, em Brasília, termina neste domingo, dia 2.

Ascom – Armênio

Fonte: CANAL RURAL