TFFA(s)e Secção de Tecnologia de Alimentos da Ceplac avaliam amostras para Salão do Chocolate de Paris

Cinco amostras de cacau selecionadas pelas secções de Controle de Qualidade Vegetal da Ceplac, Núcleo Regional de Ilhéus, e de Tecnologia de Alimentos, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), foram nominadas para a edição 2010 do “Cacau Excelência”, do Prêmio Internacional do Cacau daqui a um mês. Nos dias 28 e 29 de outubro serão submetidas a uma Comissão de Jurados que avaliará um total de 50 amostras provenientes de diferentes regiões produtoras de cacau do mundo, durante o Salão do Chocolate de Paris.

As amostras brasileiras até a classificação passaram pela avaliação de sua qualidade em análises físicas, sensoriais e de laboratório feita pelos técnicos da Ceplac no mês de abril passado. As finalistas foram apresentadas pelas fazendas baianas Pimenteira, da M. Libânio, em Nova Ibiá; Venturosa, de Eleonora Gedeón Lucas, em Floresta Azul; e Angélica e Leolinda, de João Tavares Dias Bisneto, no Vale do Almada, em Ilhéus, e Catolé, em Uruçuca. Além da Fazenda Carretera, de Paulo Pereira, Povoação, Ramal Dala Bernadina, em Linhares, no Espírito Santo.

Na capital francesa serão avaliadas pelo júri composto por fabricantes de chocolate, jornalistas gastronômicos internacionais, representantes institucionais e pessoas com conhecimento do assunto. Três conceitos sensoriais dominantes para cada região serão identificados nas 16 amostras da África Ocidental; 17 da América do Sul, oito da América Central e Caribe e nove do sudeste asiático e Oceania. A amostra que descrever o melhor conceito sensorial será reconhecida na celebração da diversidade do cacau.

Neste ano, o mesmo grupo de técnicos dos setores do Controle de Qualidade Vegetal da Ceplac, Núcleo Regional de Ilhéus, e de Tecnologia de Alimentos, Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), fez análises físicas, sensoriais e de laboratório para classificar amostras de amêndoas que produtores de cacau da Bahia e Rondônia enviaram ao Concurso do Cacau Fino e Aromático da Feira e Exposição Internacional do Chocolate – Expo Brasil Chocolate 2010, realizado de 22 a 25 de julho no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, capital. Tais iniciativas visam a promoção do cacau brasileiro em diferentes segmentos do mercado, o que contribuirá para não só para a valorização do produto nacional, como para abrir novas oportunidades de negócio  para os produtores.

Ascom – Armênio

Fonte: Jornalista ACS/Ceplac/Sueba

Luiz Conceição