Bahia implanta projeto piloto para sanidade de caprinos e ovinos

As estratégias para a implantação do Projeto Piloto de Sanidade dos Caprinos e Ovinos no Estado da Bahia serão apontadas em uma reunião técnica entre os dias 5 e 8 de outubro na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). Com isso a Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) consolidam a Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos do Estado, que tem como objetivo principal o desenvolvimento sustentável de todos os elos da cadeia produtiva, inserindo o segmento da defesa agropecuária entre as prioridades do setor. A Bahia ocupa o primeiro lugar no ranking nacional na produção de caprinos e o segundo rebanho de ovinos, totalizando mais de quatro milhões de cabeças.

Na programação do encontro estão previstas ainda visitas técnicas aos municípios de Valente, Juazeiro e Casa Nova, para avaliar, in loco, as reais demandas e desafios da região responsável por 40% do rebanho estadual. “Trata-se de uma reunião de extrema importância para a atividade no Estado na medida em que deve estabelecer ações de defesa fundamentais para o desenvolvimento do setor”, explica o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, ressaltando que o evento tem a chancela do Ministério da Agricultura e a participação de parceiros como o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Estudos realizados pelas entidades envolvidas no assunto avaliam propostas concretas de melhorias para a atividade e já podem contar com o Laboratório de Sanidade Animal e Vegetal da Adab/EBDA para a realização de exames contra enfermidades como Brucelose Ovina, parasitoses gastrointestinais e CAE entre outras. “Isso significa que a Bahia, além de um enorme potencial genético para este negócio pecuário, tem também um amparo técnico e sanitário eficientes para respaldar a caprinovinocultura no Estado”, destaca do diretor geral da Adab, Cássio Peixoto.

A expectativa é de que, com a união de esforços, novos negócios sejam prospectados no Estado. “Já temos uma sinalização de exportação de animais vivos para o mercado venezuelano. Agora, com a implantação do projeto piloto de sanidade, esperamos alcançar novos mercados dentro e fora do país”, finaliza o coordenador do Programa Estadual de Caprinos e Ovinos, Antonio Maia.

Ascom-Rezende

Fonte:  ADAB