Qualidade para laboratórios de sementes é garantida em Workshop

Com o apoio do Mapa, ISTA oferece exercícios para preparar laboratórios
Com objetivo de garantir a qualidade das sementes de laboratórios de ensaio, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está apoiando a realização do Workshop de Garantia da Qualidade para Laboratórios Avançados, que está sendo coordenado pelo Departamento Técnico de Acreditação da International Seed Testing Association (ISTA).
De acordo com a Coordenação Geral de Apoio Laboratorial (CGAL) do Mapa, a ideia do evento, que acontecerá em Álvares Machado (SP), entre os dias 9 e 12 de setembro, é habilitar laboratórios a operarem de acordo com o padrão da ISTA para receberem ou manterem a acreditação da Associação. Para isso os participantes terão acesso a exercícios teóricos e práticos a fim de preparar o laboratório de ensaio de sementes para receber uma futura auditoria.
ISTA – O principal objetivo da Associação, com origem no Reino Unido, é desenvolver, adaptar e publicar procedimentos padronizados para amostragem e teste de sementes e promover a aplicação universal desses padrões de qualidade na avaliação de sementes.
A associação conta, hoje, com 127 laboratórios credenciados em 76 países, que têm condições de emitir o Certificado Internacional de Análise de Sementes, com o objetivo de facilitar o comércio de sementes em todo o mundo. No Brasil, existem dois laboratórios credenciados nessas condições, sendo que um deles é o LASO/LANAGRO/MG, do Mapa.
Fonte: Mapa
Decom – Armênio