Plano ABC foi tema no terceiro dia de palestras do V CNTFFA

TFFAs tiraram as dúvidas sobre o assunto com o secrecretário de Desenvolvimento Agropecuário, Erickson Chandoha e também sobre o código Florestal, com o deputado federal Zé Silva (PDT-MG).
Plano ABC – Os técnicos de fiscalização federal que participaram, nessa quarta-feira (01), do V Congresso Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, em Uberlândia (MG) puderam tirar as dúvidas sobre o Plano de Agricultura  de   Emissão de Carbono (Plano ABC).  
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo SDC/MAPA, Erickson Camargo Chandoha, o plano prioriza o crédito rural, a transferência de tecnologia, regularização ambiental e fundiária, assistência técnica e extensão rural, disponibilização de insumos, produção de mudas, entre outros.
 “Porém, de nada adianta os investimentos no setor, se não  tem capacitação.É preciso preparar o produtor para as novas tecnologias ”, pontuou  Chandoha.
Código Florestal – O Deputado Federal e presidente da Subcomissão Especial da Agricultura familiar, da Extensão Rural e das Energias Renováveis da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Zé Silva (PDT-MG), foi o responsável pela palestra sobre o novo Código Florestal.  os principais pontos abordados  por Silva foram as conquistas como as áreas consolidadas, tratamento diferenciado na agricultura familiar e a vantagem que o Brasil tem em relação aos demais países devido à  institucionalidade das reservas ambientais e da segurança jurídica. “As dúvidas são em relação ao custo de quem que vai recompor, como será a fiscalização nas cidades, se os órgãos ambientais estão estruturados para que a lei seja implementada e se o cadastro rural vai gerar mais custos para os agricultores. Houve avanços, mas o assunto tem que continuar na pauta  ”, explicou o parlamentar.

Fonte: ANTEFFA

Ascom-Rezende