Multinacional quer produção de cravo da índia do Baixo Sul

O engenheiro agrônomo Sérgio Ângelo Willani, consultor de uma multinacional da indústria de tabaco, visitou a Ceplac e o Baixo Sul baiano, dias 13 e 14 passados, para conhecer o potencial de produção de cravo da índia e a tecnologia desenvolvida para esta lavoura, visando a exportação desta especiaria para o sudeste asiático. O encontro também serviu para avaliar a capacidade de médios e pequenos produtores e agricultores familiares daquela região, que engloba Valença e outros municípios, em fornecer o referido produto à empresa.
O engenheiro Sérgio Willani foi recebido pelo chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho, tendo visitado a região produtora acompanhado do pesquisador José Vanderlei Ramos. Em Valença, o grupo se encontrou com os extensionistas Joailton Manoel de Jesus, do Núcleo Regional da Ceplac, e Geraldo Argôlo, chefe do Escritório Local, mais a equipe de agrônomos e técnicos da Ceplac, produtores rurais e representantes de cooperativas.
Após reunião realizada no Núcleo Regional de Valença, o representante da indústria de tabaco falou sobre a possibilidade de a empresa que representa estimular e adquirir a produção do cravo da índia daquela região. A visita também constou de demonstrações de campo sobre o processo de colheita manual e química, bem como beneficiamento do produto. Os representantes das cooperativas têm visão critica sobre a comercialização da especiaria na região e discutiram com o consultor a possibilidade de negócios visando à exportação.
O consultor Wiallni também mostrou interesse em conhecer com maior amplitude todos os segmentos da cadeia produtiva do cravo da índia que lhe foi apresentada pelos extensionistas e pesquisadores da Ceplac. Alguns contatos estão sendo agendados entre produtores e a indústria de tabaco.
Jornalista ACS/Ceplac/Sueba /Luiz Conceição/Assessoria de Comunicação da Ceplac

Ascom-Rezende