Mulheres são homenageadas na Câmara dos Deputados por TFFA
Leia abaixo pronunciamento feito na Câmara dos Deputados pelo dep. federal, Geraldo Simões (PT-BA), em homenagens às mulheres pela passagem do dia 08 de março- dia internacional da mulher. O parlamentar, que é Técnico de Fiscalização Federal Agropecuária, afirma ser necessário reconhecer que, embora muito se tenha a fazer para a conquista da igualdade de direitos, na última década, o Brasil avançou na superação da discriminação sexista e na implementação de políticas públicas que visam assegurar melhoria de vida às mulheres. PRONUNCIAMENTO. Brasília, 7 de março de 2013.
Hoje venho juntar minha voz a todos que homenageiam as mulheres pelo 8 de março. Considero justo que seja um dia de alegria e de grandes comemorações. No entanto é preciso destacar que este é um dia surgido para homenagear a luta das mulheres por seus direitos.
Se olharmos o passado, vemos que a luta das mulheres ganhou dimensão internacional há relativamente pouco tempo. Somente no princípio do século, em vários países do mundo ocorreram manifestações das mulheres por melhores condições de vida, destacando-se a luta das mulheres russas, americanas e as da Europa.
Fato marcante na luta das mulheres foi o incêndio de uma fábrica de roupas em Nova Iorque, onde 146 trabalhadoras morreram queimadas, em 25 de março de 1911. O impacto deste incêndio e as lutas que seguiram por melhores condições de trabalho deixaram este episódio como uma referência para a origem do Dia Internacional das Mulheres, apesar de todas as manifestações anteriores.
Ao longo do século passado muitas lutas se seguiram, mas sua intensidade foi bastante variável, de acordo a diversas conjunturas políticas. Somente em 1977 a Organização das Nações Unidas adotou o Dia Internacional da Mulher como uma data especial para lembrar a defesa dos interesses das mulheres.
O avanço das conquistas das mulheres ao longo das últimas décadas tem sido constantes. Nos últimos 10 anos, a linha política de nossos governos tem sido pautada pela defesa das mulheres e consolidação de suas conquistas. Simplesmente o fato de termos postulado a primeira mulher para a Presidência do Brasil e termos obtido a vitória, foi um fator decisivo nestas conquistas, não só em nosso País, como marcou o papel das mulheres também internacionalmente, pelo destaque alcançado pela Presidenta Dilma no cenário internacional.
Aproveito a ocasião para parabenizar ao PT pelos seus 33 anos em defesa das trabalhadoras e das mulheres em geral, ao Governo do Ex-Presidente LULA pelos avanços conquistados na participação das mulheres na política, em defesa dos seus direitos e à Presidenta Dilma, tanto por ser a representante máxima do avanço das mulheres na política nacional, como pela competência, combatividade e – por que não dizer – o carinho que tem manifestado na defesa dos direitos das mulheres em seu cotidiano.
Muito há por fazer, mas muito foi conquistado e é preciso reconhecer.
Muito obrigado.
GERALDO SIMÕES
Deputado Federal – PT/BA