MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DECIDE CRIAR GRUPO DE TRABALHO PARA ELABORAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CEPLAC

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DECIDE CRIAR GRUPO DE TRABALHO PARA ELABORAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CEPLAC

Em audiência articulada pelo deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), o ministro interino da Agricultura decidiu, nesta terça-feira (23), criar um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar um projeto de revitalização da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com a participação das entidades representativas e da região. A portaria que cria o GT será promulgada em 5 de junho, quando é comemorado o Dia Internacional do Cacau, marcando assim a retomada da cacauicultura brasileira.

A decisão do ministro interino, Eumar Novack, tomada em reunião onde estavam presentes, além de Davidson, o vice-governador da Bahia, João Leão, representantes dos funcionários da Ceplac e os deputados estaduais Eduardo Salles e Gika Lopes, foi comemorada por todos. Significou um grande avanço, disse João Leão.

“O Brasil já foi o segundo maior exportador de cacau do mundo. Hoje, é o sétimo. Um dos motivos dessa queda é que a Ceplac perdeu importância e recursos do governo federal”, lamenta Davidson.

Pela manhã, na audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, foi debatida um conjunto de ações para que o Brasil retome seu lugar privilegiado enquanto exportador de cacau. Os presentes sugeriram medidas como retomada de concursos públicos – o órgão está há 20 anos sem novos servidores -, transformação da Ceplac em uma autarquia e diversificação de suas fontes de financiamento.

Fonte: Azulzinho Notícias
Decom: Fabiana