Mapa realiza oficina do Sisbi-Poa em SP
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove entre os dias 1º e 5 de setembro, em São Paulo (SP), oficina do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) para fornecer orientações sobre a adesão ao Sistema e sobre a construção de programas de trabalho.
O objetivo é capacitar os técnicos dos serviços de inspeção estaduais e municipais que pretendam aderir ou que estejam em processo de adesão ao Sistema. A oficina será também uma oportunidade de elaborar um programa de trabalho que norteie os serviços de inspeção de produtos de origem animal interessados na adesão. Os participantes terão ainda informações sobre a organização de consórcios, de administração de serviços de inspeção municipais e sobre boas práticas regulatórias. Há disponibilidade de 30 vagas e os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponibilizado aqui.
A oficina, que tem carga horária de 32 horas, tem como alvo os representantes dos serviços de inspeção estadual, municipal e consórcios. O coordenador técnico da oficina e fiscal federal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Fernando Fernandes, explica a finalidade de promover encontros dessa natureza. “O objetivo é ressaltar a importância da harmonização dos procedimentos de inspeção praticados no País para o fortalecimento do controle da qualidade higiênico-sanitária, além de garantir aumento da segurança dos alimentos ofertados e comercializados ao consumidor brasileiro”.
Neste sentido, o Sisbi-Poa é uma importante ferramenta de inclusão, uma vez que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica. O Sisbi-Poa faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
O ingresso no Sisbi-Poa é voluntário e pode ser solicitado junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFAs). Com a adesão, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional. Estados e municípios incluídos nesse sistema têm seus serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Atualmente, já aderiram ao sistema sete estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal), dez serviços municipais (Alegrete/RS, Cascavel/PR, Erechim/RS, Glorinha/RS, Rosário do Sul/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Santana do Livramento/RS, São Pedro do Butiá/RS, Miraguaí/RS e Uberlândia/MG) e dois consórcios de municípios (Consad – São Miguel do Oeste/SC e Codevale – Anaurilândia/MS). Estão em processo de adesão oito estados (SP, TO, MT, MS, PE, PA,CE, MA), mais de 30 municípios e mais quatro consórcios municipais.
Próximas oficinas
A segunda oficina acontece entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro em Florianópolis (SC). Em Aracaju (SE), a capacitação acontece entre os dias 26 e 31 de outubro. A quarta oficina será em Goiânia (GO) entre os dias 16 e 22 de novembro.
Fonte: Mapa
Decom – Armênio