Mapa apoia venda de 346 mil toneladas de trigo em leilão

Mapa apoia venda de 346 mil toneladas de trigo em leilão

No primeiro leilão de 2010, realizado nesta quinta-feira (7), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apoiou a comercialização de 346 mil toneladas de trigo, do total de 474 mil toneladas ofertadas, por meio de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP). O leilão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) beneficiou produtores rurais da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

“Percebemos uma ligeira diminuição do volume comercializado. Isso mostra que a demanda do setor foi bem atendida pelos nove leilões de 2009”, avalia o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais do Mapa, Silvio Farnese. O volume total do trigo vendido em leilões de PEP, desde o início da safra até dezembro do ano passado, alcançou mais de dois milhões de toneladas.

Mais três leilões de PEP de trigo estão programados para janeiro. O objetivo é garantir tanto a venda do grão pelo preço mínimo fixado pelo governo, quanto o seu deslocamento para abastecer regiões deficitárias.

PEP – O Prêmio de Escoamento de Produto assegura ao produtor o preço mínimo. O governo paga o prêmio ao comprador que garantir ao agricultor o preço mínimo e que encaminhar o produto para região pré-determinada, de acordo com as necessidades de abastecimento do País. Com esse mecanismo, o governo pode conduzir uma política de complemento do abastecimento para regiões deficitárias e melhorar a distribuição dos produtos agrícolas, sem a necessidade de comprá-los.

ASCOM-Rezende
Fonte: MAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *