Kátia Abreu e núcleo agrário do PT abrem diálogo sobre prioridades do setor

Kátia Abreu e núcleo agrário do PT abrem diálogo sobre prioridades do setor

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) se reuniu, nesta terça-feira (31), com o núcleo agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Eles abriram amplo diálogo sobre projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Mapa e discutiram propostas para o setor.
O coordenador do núcleo agrário, deputado Padre João (PT-MG), disse que a principal pauta dos parlamentares é a efetiva implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), ferramenta que irá descentralizar os serviços de inspeção federal e ampliar a agroindustrialização de produtos da agricultura familiar.
A ministra afirmou que o Mapa tem dado prioridade ao assunto a fim de ampliar a abrangência das licenças sanitárias e facilitar a circulação estadual e interestadual dos produtos.
“Estou em pleno acordo com a bancada e peço que fiquem tranquilos porque estamos em vias de encontrar uma solução para o Sisbi”, afirmou. Kátia ainda exaltou a proposta dos deputados de instituir uma câmara técnica para acompanhar o assunto.
Sistema único
Os parlamentares apoiaram o projeto do Mapa de criar um sistema único para a agricultura nos moldes do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Agradeço ao apoio dos senhores, esse será um grande instrumento para acabarmos com a pobreza no campo”, declarou a ministra.
O núcleo agrário do PT enfatizou a necessidade oferecer assistência técnica e extensão rural aos pequenos agricultores. A ministra destacou a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e disse que este é um item prioritário no projeto de mobilidade social no campo que está em elaboração pelo Mapa.
O projeto pretende elevar à classe C milhares de produtores rurais de baixa renda por meio de assistência técnica continuada, cursos de gestão, concessão de crédito, garantia de armazenagem e acesso ao mercado. “Mas os pontos fundamentais, sem os quais o programa não tem como sair do papel, são assistência técnica e correção das distorções de mercado. Estamos trabalhando forte nisso”, afirmou Kátia Abreu.

Fonte: MAPA
Decom: Fabiana