Embrapa alerta agricultores para uso de sementes certificadas

Utilização inadequada pode comprometer retorno financeiro de produtores

Com a proximidade do período chuvoso e do início do plantio de determinadas culturas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) alerta os produtores para a importância do uso de sementes certificadas, que garantem a sustentabilidade agrícola. “Semente pirata é o barato que sai caro”, brinca a pesquisadora Caroline Jácome Costa.

Sementes inadequadas comprometem o retorno dos investimentos do agricultor, além de viabilizar a introdução de pragas e doenças em áreas indenes. No sistema de certificação, os cultivadores de sementes devem seguir normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que a produção atenda aos padrões mínimos de qualidade sanitária.
Estudos garantem que há uma relação direta entre a taxa de utilização de sementes de qualidade e os índices de produtividade registrados para as principais culturas do Brasil. O custo de produção relativo às sementes fica em torno de 5% a 6%. “Se o produtor decidir economizar com isso, terá problemas futuros”, alerta Caroline.

Ascom- Armênio
Fonte: Globo Rural