Disputa por área no sul da BA gera briga entre índios e agricultores

def9a852009b80575685346c58ae9f8ee813e81f

Índios pataxós e fazendeiros disputam uma área de terra no sul da Bahia. Novas invasões, na região, provocaram a troca de acusações entre os dois grupos e o caso foi parar na polícia.
O produtor rural André Dalorto, que tem uma propriedade na zona rural de Porto Seguro, extremo sul da Bahia, teve a fazenda ocupada na última quarta-feira (18) por índios pataxós. Segundo ele, seis homens chegaram armados e expulsaram todas as pessoas que estavam no local.

O clima está tenso na região. Na semana passada, a caminhonete de um fazendeiro foi atingida por tiros quando passava por uma estrada na zona rural. Os produtores acusaram os índios pelos disparos, mas eles negam.
Na primeira fazenda ocupada pelos indígenas, feijão, milho e mandioca já foram plantados. Só nos últimos dois meses, mais de 10 propriedades foram ocupadas por índios em Porto Seguro, entre os povoados de Montinho e Monte Pascoal.
Segundo o presidente do Conselho dos Caciques, Corupichá Pataxó, as ocupações são para chamar a atenção do Governo Federal. Os índios querem uma carta declaratória, que permita a ampliação do território da aldeia de Barra Velha, de 8 mil para 52 mil hectares.
Por enquanto, o que existe é apenas um estudo de ampliação do território, mas a área que pertence às fazendas ocupadas pelos índios ainda não foi demarcada. O advogado dos produtores, Leandro Mosello, já entrou com vários pedidos de reintegração de posse e questiona o estudo feito por antropólogos da Fundação Nacional do Índio (Funai) em 2008. Ele alega que houve erros.
Dirigentes da Funai admitem que a situação está tensa na região e garantem que estão tentando negociar uma solução para o conflito.

Fonte: Globo Rural
Decom: Fabiana