Ceplac amplia frota de barcos para atender cacauicultor do Amazonas

A Gerência da Ceplac no Estado do Amazonas (Geram) incorporou mais um barco à sua frota que presta atendimento ao produtor de cacau em 13 municípios. Com 17 metros de extensão, o Ceplac II foi adquirido mediante emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União apresentada pelo senador João Pedro (PT-AM) e passou a servir aos extensionistas que atendem às propriedades ao longo do Rio Madeira.

O gerente da Ceplac no Amazonas, Glauco César Vieira da Silva, informa que os barcos Ceplac I, adquirido em 1998, e Ceplac II, agora incorporado, funcionam como escritórios locais flutuantes prestando serviços de assistência técnica ao agricultor rural e, particularmente, ao cacauicultor em jornadas de segunda à sexta-feira, entre as 6 e 17 horas. Para isso, a instituição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) faz articulação com as prefeituras.

Cada um dos escritórios flutuantes transporta equipes de 12 extensionistas – engenheiros agrônomos da Ceplac e Técnicos em Agropecuária cedidos pelas prefeituras – que deixam Manaus ou as cidades na segunda-feira pela manhã para visitar as propriedades em pequenos barcos motorizados, chamados de voadeiras pela população ribeirinha, e somente retornam ao cair da tarde da sexta-feira.

O barco – escritório Ceplac I cumpre o seguinte roteiro de municípios: Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte e Manicoré. Já o Ceplac II, atende a Barreirinha, Urucurituba, Itapiranga, Urucará e São Sebastião de Uatumã.

Ascom – Armênio

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CEPLAC