Agricultores familiares recebem pagamento do Garantia Safra
Mais de 40 mil unidades familiares de agricultores estão recebendo, até o dia 30, o valor assegurado pelo Programa Garantia Safra, para casos de perda da safra superior a 50%, pagos em quatro parcelas mensais de R$ 150 reais, referente à safra de verão 2009/2010. São 72 municípios beneficiados, que representam R$ 24 milhões.
O programa é uma política pública do Governo Federal, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), junto aos municípios e unidades familiares, para a formação do fundo que gera recursos alocados para cada um desses entes.
No território de Irecê, 9.380 famílias serão beneficiadas, sendo que atualmente 4.566 já foram contempladas. Segundo o gerente Regional da EBDA, Joelson Matos, o Garantia Safra é de grande importância para os municípios, pois tem sido a solução para o agricultor, que vive sem a garantia de boas safras e não possuem renda fixa.
“O Programa vem assegurar ao agricultor familiar, através do benefício, melhor qualidade de vida, pois tem como escopo amenizar o prejuízo da safra que não se teve êxito. São 600 reais que servirão para o preparo do solo, plantio da próxima safra, e, por fim, garantir o sustento da família”, concluiu o gerente.
Mostrando sua plantação de milho danificada pela seca, o agricultor do município de Presidente Dultra, Isaias Souza Dantas, disse que a última colheita tinha sido tão pouca que nem deu para comercializar. “Receber esse dinheiro é uma felicidade que não tem nem comparação. Tenho 60 anos e planto desde os 15 e sempre perdi parte da minha plantação; é difícil demais produzir nessa região e agora essa garantia é um sentimento muito bom, pode ter certeza”, contou Isaias, logo após ter recebido o pagamento.
Sua esposa, Adenalva Ferreira Dantas, confessou: “para gente que vive aqui no nordeste e sofre com a seca, esse beneficio é muito importante. Ele também ajuda na saúde, educação e alimentação de minha família. Agora vai dar até para comprar caderno para os meninos estudarem. Esse dinheiro é um céu de bom”.
Já na região de Uibaí, o agricultor quilombola Davi Souza Batista, fala sobre a importância do programa. “Esse dinheiro nós ajuda muito na hora de cuidar do terreno e da planta. Com a falta de chuva, falha a plantação e é com esse dinheiro que a gente cuida do terreno de novo”.
Zenildes Ferreira Batista, casada há 42 anos com Davi, disse que se sente muito feliz: “Esse dinheiro foi uma bênção de Deus, chegou na hora certa. A felicidade é boa demais. Agora, a gente vai comer mais sossegada e trabalhar nas despesas da família”.
No dia 30 deste mês será iniciado o pagamento aos agricultores do município de Casa Nova, na região de Juazeiro.
Ascom-Rezende
Fonte: Assimp EBDA
Tel.:(71)3116-1803 / 3116-1910
Assessoria de Imprensa
Tel.: (71) 3115-2737 / 2767 / 2794
E-mail: imprensa@seagri.ba.gov.br