Décio Coutinho é o novo Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa

Décio Coutinho é o novo Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa

A partir desta segunda-feira (09), a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) será comandada por Décio Coutinho, figura conhecida no cenário agro nacional. À frente da secretaria responsável por planejar, normatizar, coordenar e supervisionar as atividades de defesa da agropecuária brasileira, ele pretende conduzir a SDA “com dignidade e respeito, para ter credibilidade junto ao consumidor”.

A trajetória de Coutinho começou em 1976, quando entrou na Universidade Federal Fluminense para cursar medicina veterinária. O ingresso no ensino superior foi uma grande vitória para Coutinho, já que sempre estudou em escolas públicas e sonhava com a área: “Em todos os testes vocacionais que fiz o resultado sempre foi voltado para a biologia”, afirma.

Ao se formar, em 1980, aos 24 anos, Coutinho foi morar em Cáceres (MT) e trabalhou como médico veterinário privado por um ano. Depois da experiência na área privada, assumiu diversos cargos no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) chegando à presidência da instituição. Entre 2009 e 2010, também presidiu o Fonesa – Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária.

Desde 2010, Coutinho vinha atuando como consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Foi coordenador de Sanidade da Instituição e coordenador da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), resultado de uma parceria entre o Mapa e a CNA.

Convidado para assumir a SDA, Coutinho diz que irá “conduzir a secretaria com dignidade e respeito, cuidar com muita responsabilidade da reputação do Serviço de Defesa Agropecuária do Brasil e fazer o possível para que o mesmo seja cada vez mais reconhecido pelos organismos internacionais e é claro, pelo consumidor brasileiro”.

Fonte: MAPA
Decom: Fabiana