Grãos: produção de 147 milhões de toneladas confirma recorde
A safra de grãos brasileira do ciclo 2009/2010 está praticamente consolidada e confirma previsão de 146,92 milhões de toneladas, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciado nesta terça-feira (8). Em relação à pesquisa anterior, houve aumento na estimativa da produção de grãos em 51,5 mil toneladas garantindo o recorde no atual ciclo agrícola mesmo com o registro da queda de 900 mil toneladas na produção de milho no Mato Grosso e redução no plantio na região Nordeste.
Segundo o diretor de Política Agrícola e Informações da empresa, Silvio Porto, o 9ª levantamento mostra que quase todos os produtos permanecerão estáveis. “Podemos ter apenas alguma alteração no milho safrinha, por causa do veranico de abril, que afetou significativamente a produtividade em Mato Grosso”, disse.
Os dados projetados para o trigo também podem sofrer modificação, afirmou Porto. Apesar da queda de área de 12,5% e da estimativa superior a cinco milhões de toneladas, considerada conservadora pelo diretor, a produtividade pode ser maior até o fim desta safra. Isso porque alguns estados produtores, como o Paraná e Rio Grande Sul iniciaram recentemente o plantio.
Arroz – Porto afirmou, ainda, que a safra de arroz será melhor que a do ano passado, com garantia de abastecimento interno. Ele informou ainda que há estoque público de um milhão de toneladas para atender a demanda no pico da entressafra.
O preço do arroz também apresentou leve recuperação, chegando próximo ao preço mínimo. Segundo ele, do ponto de vista do produtor, o valor do grão está interessante e não causa preocupação em relação ao impacto da inflação, apesar da queda de produção no Sul do País. (Eline Santos)
Ascom-Rezende
Fonte: MAPA