Ceplac classifica amostras para Expo Brasil Chocolate

Um grupo de técnicos dos setores do Controle de Qualidade Vegetal da Ceplac, Núcleo Regional de Ilhéus, e de Tecnologia de Alimentos, Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), deve concluir na quinta-feira, 15, as análises físicas, sensoriais e de laboratório para classificar amostras de amêndoas que produtores de cacau da Bahia e Rondônia enviaram ao Concurso do Cacau Fino e Aromático da Feira e Exposição Internacional do Chocolate – Expo Brasil Chocolate 2010. O evento será realizado de 22 a 25 de julho no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, capital.
A Ceplac apóia institucionalmente a Expo Brasil Chocolate que reunirá produtores de cacau e fabricantes de matéria-prima e expositores nacionais e internacionais da cadeia produtiva do chocolate. O Concurso tem entre seus objetivos divulgar os produtores de cacau fino no Brasil, ao mercado nacional e internacional, além de incentivar o cultivo do cacaueiro para obtenção de amêndoas com padrão internacional, e esteve aberto à participação de representantes dos estados produtores da Bahia, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas como disposto no Regulamento.
A coordenadora do Setor de Tecnologia de Alimentos da Ceplac, Neide Alice Pereira, explica que esta não é a primeira vez que é pedida análises e classificação de amêndoas de cacau aos técnicos para eventos em nível nacional e internacional. No ano passado, a Ceplac foi encarregada de classificar amostras de amêndoas de cacau destinadas a um concurso do Salão do Chocolate de Paris. “O corpo técnico da instituição tem reconhecida capacidade tecnológica, inclusive participou da elaboração do Regulamento Técnico do Cacau exigido pela Instrução Normativa nº 38, publicada no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2008”, afirmou.
Os técnicos da Ceplac receberam 3kg de amêndoas por amostra para análise de corte e peso, contraprova e prova de corte e aroma do júri indicado pela AM3, empresa organizadora, com máximo de cinco pessoas (expertises do mercado) que avaliarão as amostras durante a Expo Brasil Chocolate. Segundo o técnico Vanildo Bispo Silva estão sendo realizados exxames olfativos (fumaça, presunto, fungo, outros); visuais (ardósias, mofadas, bichadas, violetas, germinadas, quebradas, corpos estranhos e marrons); medidas (comprimento, largura, espessura, razão largura/comprimento, peso 100 amêndoas (g); e características (umidade, ácidos graxos, acidez e pH).
Ascom-Rezende
Fonte:Assessoria de Comunicação da Ceplac