Assistência técnica e extensão rural baiana é referência para Angola

07 de janeiro de 2010


Trocar experiências no âmbito agropecuário baiano, obter conhecimentos relacionados ao agronegócio e, principalmente, na agricultura familiar. Esse foi o tema da reunião com a representante do Ministério da Agricultura de Angola, Vanda Matheus, e a diretoria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), órgão vinculado à secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) ontem (06).

De acordo com a representante angolana, Vanda Matheus, a Angola está se reestruturando e a agricultura é um dos pilares de sustentação para reerguer o país e a dignidade do seu povo. “Procuramos a EBDA para nos capacitar a produzir alimentos agrícolas com qualidade, visto que a Empresa é referência mundial em assistência técnica e extensão rural”, completou.

Segundo o presidente da EBDA, Emerson Leal, “a Empresa vem ao longo dos seus anos promovendo o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e no fortalecimento da agricultura familiar, como também viabilizando as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. É essa a filosofia que estamos transferindo para a representante angolana, e aos seus agricultores, afirmou. Além disso, “a EBDA está viabilizando a possibilidade de enviar uma equipe técnica para visitar Angola e capacitar os seus agricultores ainda este ano”, completou o diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Sant’Anna.

Assistência Técnica e Extensão Rural

Com atendimento direto aos agricultores familiares em todo o Estado da Bahia, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é o serviço de maior abrangência da Seagri, através da EBDA. Dessa forma, são trabalhadas as demandas dos agricultores familiares nas áreas agrícola, pecuária e de pesquisa, implantando as políticas públicas, nos âmbitos Estadual e Federal.

Cerca de 260 mil agricultores familiares já foram atendidos, de janeiro a dezembro de 2009, inclusive com cadastramento informatizado, pela EBDA superando em 60% as metas estabelecidas para aquele ano. Este número ultrapassa os 150 mil atendimentos previsto, estabelecido pelo PPA – Plano Plurianual 2008/2011. “As ações de ATER contemplam os agricultores em todas as fases das cadeias produtivas, que compreendem as fases antes da porteira até à comercialização, sempre observando as peculiaridades das diferentes cadeias produtivas. A oferta contínua do serviço e o atendimento realizado por técnicos qualificados e bem preparados garantem o sucesso do trabalho que a empresa vem realizando em cada ponto do Estado”, assegurou Osvaldo Sant’Anna.

ASCOM-Rezende
Fonte: SEAGRI