Agricultura é o único setor com queda nos empregos em 2009
A agricultura registrou queda de 1% no emprego formal no ano passado. Segundo o Ministério do Trabalho, foi o único dos oito setores da economia brasileira com resultado negativo.
No ano passado, foram criadas 995 mil vagas com carteira assinada, o pior resultado desde 2003. Segundo o Ministério do Trabalho, depois de quatro meses de contratações recordes, o saldo negativo de mais de 415 mil postos, registrado em dezembro, prejudicou o resultado de 2009. O setor que mais demitiu no final do ano foi a agricultura, com o fechamento de 15,3 mil vagas.
— A agricultura afeta mais quando o pequeno e médio produtor não consegue vender e ele não contrata e quando deixa de contratar cai a média de contratação, mas é muito alta a rotatividade — disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Além dos efeitos negativos da crise no início do ano passado, a entressafra também atrapalhou a criação de empregos nos principais Estados produtores. É caso de São Paulo (-191 mil vagas), Minas Gerais (-49,7 mil), Paraná (-35,9 mil) e Goiás (-27,4 mil).
ASCOM-Rezende
Fonte: Canal Rural