Turismo rural agrega valor a região cacaueira

O sul da Bahia é conhecido como grande produtor de cacau, mas, também é berço de uma região rica em matas verdes e preservadas. Isto estimula o turismo rural, que é uma atividade produtiva e resgata o patrimônio natural da região. Gerando uma nova alternativa econômica.

É difícil esquecer as belezas do litoral, mas acordar com o canto dos pássaros, se banhar em águas cristalinas e colher cacau direto do pé pode ser encantador. O grande segredo é mostrar ao turista o que ele quer ver. Como por exemplo, oferecer uma gastronomia típica e saborosa, ter uma atividade produtiva que caracterize a propriedade e revele sua beleza natural.
Uma dessas alternativas é a Gruta do Lapão que fica em Santa Luzia no sul do estado. Faz parte de uma área de preservação ambiental com 4 mil e 300 hectares. Trata-se de uma caverna formada por uma fenda que dá acesso a um salão de cerca de 120 metros de comprimento. Nela é possível ver estalactites e musgos formando uma paisagem escura, cheia de mistérios e com clima de aventura.

De acordo com o proprietário Max do Carmo em entrevista a TV mercado, o local está sendo todo organizado para atender melhor o turista: “Estamos iniciando um projeto para desenvolver as ações que possam trazer definitivamente o turismo para esta região”.

Próxima a Gruta do lapão está a fazenda Lagoa Dourada, repleta de nascentes com águas cristalinas, cercadas pelas sombras da mata atlântica e dos cacaueiros. Um lugar também de preservação ambiental.

Outra atração turística é a fazenda Boa esperança, onde se encontra uma beleza rara do Poço dos Diamantes. Com 5 m de profundidade, formado por duas piscinas de água morna em tons azul turquesa, graças à presença de rochas calcárias, já foi explorada como garimpo.

Em Ilhéus, um atrativo que enche os olhos é a fazenda Porto novo. Com 870 hectares, é aberta aos turistas com o objetivo de apresentar sua atividade principal que é o cacau. quem passar por lá vai ter o encantamento de entender sua historia, conhecer espécies nativas da mata atlântica e os costumes da região.  As sementes da fazenda viram um chocolate especial, tipo gourmet, que já ganhou o mundo.

O turismo rural é uma realidade que, planejada e assessorada por profissionais competentes e implantada por proprietários empreendedores, pode ser uma importante forma de diversificação de renda na propriedade rural.

Assista o vídeo desta reportagem no link:

http://www.mercadodocacau.com.br/index.php?menu=videos&id=77&tipo=3

Ascom – Armênio

Fonte: Mercado do Cacau