Secretário debate medidas para crescimento da Suinocultura
XIV Seminário de Desenvolvimento da Suinocultura acontece de amanhã até o dia 5 no Hotel Pestana
O secretário da agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, participa amanhã (3), no Hotel Pestana Bahia,da abertura do XIV Seminário de Desenvolvimento da Suinocultura, considerado o principal fórum político da cadeia produtiva de suínos do Brasil. O evento, que segue até o dia 5, tem como proposta debater temas e questões importantes para evolução e desenvolvimento do setor suinícola nacional.
Com o tema “Em busca de novos mercados”, o seminário complementa as ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que tem o objetivo de promover e incrementar o hábito de consumo da carne suína, com a organização e desenvolvimento da cadeia produtiva, bem como realizar o censo das granjas existentes no estado.
A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a participar do PNDS. Elaborado pela Secretaria de Agricultura e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), juntamente com o Sebrae, a Associação Baiana de Suinocultura (ABS) e Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), o projeto prevê um investimento de R$ 1 milhão, no período de três anos, na produção, industrialização e comercialização da carne suína.
Exportação é a meta – De acordo com o presidente da Associação Baiana de Suinocultura, Marcelo Plácido, a idéia desse projeto é, sobretudo, fazer com que a Bahia exporte carne suína para outros estados do Nordeste. “A principal meta do PNDS prevê o aumento de 2 kg do consumo de carne suína por pessoa anualmente no Brasil, passando para 15 kg até 2013”, afirmou.
A produção de suínos gira em torno de 2 milhões de cabeças no Estado, conforme dados, de 2009, do IBGE, sistematizados pela ABCS. Em levantamento realizado pela Associação Baiana de Suinocultura, baseado principalmente na comercialização de insumos, a Bahia conta com aproximadamente 12 mil matrizes tecnificadas.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom/ Seagri – 02 de agosto de 2011
Tatiana Ribeiro – DRT 3800
Tel.: (71) 3115.2737.2767