Secretário da Defesa Agropecuária é exonerado

Há três anos à frente da Secretaria da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz foi surpreendido nesta manhã com sua exoneração no Diário Oficial da União. Como não houve nenhum comunicado oficial, Kroetz recolheu os seus objetos pessoais e deixou o gabinete.

No seu lugar assume Francisco Sérgio Ferreira Jardim, veterinário, filiado ao PTB. Braço direito do atual ministro Wagner Rossi, Jardim foi delegado da superintendência do ministério em São Paulo. Desde março, quando chegou à Esplanada, ele cobiça a secretaria.

Com a mudança, o ministro abre espaço em seu gabinete para acomodar outros afilhados políticos. Rossi estaria repetindo uma prática já aplicada na Conab, onde distribuiu cargos aos melhores amigos.

Assim que leu exoneração no Diário Oficial, Kroetz ligou para o ex-ministro Reinhold Stephanes. Também surpreso, Stephanes lamentou a maneira como Kroetz foi demitido. Para a repórter Letícia Luvison, Stephanes desabafou:

– Ele foi demitido de uma forma deselegante e antiética. Os dados foram enviados ao Diário Oficial ainda de madrugada. Não tiveram a coragem de apresentar uma justificativa.

Stephanes teme que a mudança brusca em uma secretaria estratégica abale a confiança do mercado internacional.

Ascom – Armênio

Fonte: Canaal Rural