Seagri e Embrapa assinam acordo de cooperação técnica

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão unidas em prol dos pequenos agricultores do entorno do Lago do Sobradinho e do Rio São Francisco.

No acordo de cooperação técnica, assinado durante a 22a Fenagri, em Juazeiro, a Seagri, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e a Embrapa estabeleceram ações para beneficiar a atividade agropecuária da região.

O acordo prevê o desenvolvimento sustentável aliado ao segmento da defesa agropecuária, oferecendo qualidade e condições de competitividade aos produtos originários da agricultura familiar no mercado.

Além de colaborar na execução das ações, os dois órgãos vão apoiar a implantação e o monitoramento dos Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs), promovendo alternativas para os principais sistemas de produção das atividades geradoras de renda existentes nas comunidades.

“Estamos propondo uma forma participativa para os agricultores familiares desenvolverem a atividade dentro de padrões adequados de tecnologia, ecologia e defesa agropecuária”, disse o diretor da Adab, Paulo Emílio Torres.

O chefe geral da Embrapa, Natoniel Franklin de Melo, informou que serão difundidos conceitos de educação sanitária, manejo vegetal e animal, além de soluções para a convivência dos pequenos produtores no seu meio ambiente, conforme o sistema de produção.

Ascom-Rezende

Fonte: SEAGRI