Seagri e Adab destacam parcerias com a Ceplac

A parceria e o estreito relacionamento entre a Ceplac e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a identificação com a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) foram destacados pelo coordenador de Planejamentos e Projetos Especiais da Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado da Bahia, Mário Tavares. Representando o superintendente Antônio Zózimo de Matos Costa ele saudou participantes da reunião para fixação de diretrizes de defesa agropecuária em 2010, em Ilhéus, que se encerrou na quinta-feira, 15.

O secretário estadual de Agricultura da Bahia, Eduardo Seixas de Salles, presente no evento, parabenizou a Adab e sua equipe pela disposição em preparar o calendário de ações. “É fundamental esse planejamento. Parabéns pela iniciativa, competência e vontade de acertar, já que o trabalho da Adab é reconhecido pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Agricultura”, discursou, falando em seguida dos planos da secretaria para o planejamento da agropecuária baiana a médio e longo prazo.

Salles falou da importante parceria entre a Seagri e a Ceplac em especial no cacau e a seringueira, cujo planejamento tem meta de 20 anos na parte de logística, assistência, diversificação e industrialização desses produtos. “Contamos com a instituição, desde o primeiro momento, na elaboração de laudo técnico que possibilitou a inclusão de parte da dívida da lavoura cacaueira no FNE Verde”, discursou.

Os programas conjuntos para o aumento da produção de mudas e da verticalização da cadeia produtiva do cacau e do chocolate também mereceram citação do secretário. Já o diretor geral da Adab, Cássio Ramos Peixoto, falou da importância de se elaborar, discutir e colocar em pauta, anualmente, assuntos relevantes relacionados à defesa agropecuária. Em especial, destacou a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, quando citou a Ceplac como parceira importante para seu sucesso.

As ações da Ceplac em articulação com o Cepec e Adab para avaliar agente de controle biológico contra a fusariose na cultura do abacaxi, no município de Itaberaba, em 2008, foi ressaltada pelo diretor da Adab. “O trabalho de cadastramento de propriedades está sendo possível porque a Ceplac está ajudando com informações concretas para a nossa base cadastral”, frisou. Além disso, falou da necessidade de implantar o Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos no Laboratório de Toxicologia da Ceplac, que vai certificar a qualidade dos insumos agrícolas e produtos alimentícios.

Ascom-Rezende

Fonte: Acom-Ceplac