Os alimentos mais saudáveis estão mais presentes na dieta das famílias brasileiras. Tanto que, de acordo com dados da Euromonitor, as vendas de produtos embalados, porém mais saudáveis, saltaram de US$6,26 bilhões em 2005 para US$14,8 bilhões em 2010, uma alta de 136%. O estudo inclui produtos embalados diet e light, funcionais fortificados, os orgânicos, os naturalmente saudáveis e os específicos para intolerância alimentar. Até 2015, a expectativa é de que o mercado brasileiro movimente US$21 bilhões. Um movimento que ganha mais força com o aumento de renda dos brasileiros: produtos mais saudáveis podem custar até mais do que o dobro do que seu similar tradicional.
O Grupo Pão de açúcar espera ampliar as vendas de orgânicos em 30% até 2012. Nas gôndolas da rede, o consumidor encontra cerca de 600 itens, entre frutas, verduras, legumes, sucos, mercearia, congelados, carnes, aves, frios e laticínios. No Farinha Pura, no Humaitá, há destaque nas vendas de biscoitos integrais, como o sem glúten da Vitao por R$3,75, e de pão congelado sem glúten e lactose da Aminna, a partir de R$10,90. E, no Zona Sul, há hoje mais de 400 itens de orgânicos — de verduras e carnes a iogurtes e molhos. Segundo Pietrangelo Leta, diretor comercial da rede, este segmento representa 6% do negócio da rede e vem crescendo um ponto percentual a cada semestre. Diante disso, a rede importará do Uruguai uma linha de carnes orgânicas. Mais recentemente trouxe da Itália uma linha exclusiva de biscoitos Lazzaroni, que possuem opções de sabores sem açúcar.
Ascom-Rezende
Fonte: CNA
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