Produtos orgânicos – Esbanjando saúde

Mesmo caros, produtos orgânicos, com menos açúcar ou especiais vendem mais.

Os alimentos mais saudáveis estão mais presentes na dieta das famílias brasileiras. Tanto que, de acordo com dados da Euromonitor, as vendas de produtos embalados, porém mais saudáveis, saltaram de US$6,26 bilhões em 2005 para US$14,8 bilhões em 2010, uma alta de 136%. O estudo inclui produtos embalados diet e light, funcionais fortificados, os orgânicos, os naturalmente saudáveis e os específicos para intolerância alimentar. Até 2015, a expectativa é de que o mercado brasileiro movimente US$21 bilhões. Um movimento que ganha mais força com o aumento de renda dos brasileiros: produtos mais saudáveis podem custar até mais do que o dobro do que seu similar tradicional.

O Grupo Pão de açúcar espera ampliar as vendas de orgânicos em 30% até 2012. Nas gôndolas da rede, o consumidor encontra cerca de 600 itens, entre frutas, verduras, legumes, sucos, mercearia, congelados, carnes, aves, frios e laticínios. No Farinha Pura, no Humaitá, há destaque nas vendas de biscoitos integrais, como o sem glúten da Vitao por R$3,75, e de pão congelado sem glúten e lactose da Aminna, a partir de R$10,90. E, no Zona Sul, há hoje mais de 400 itens de orgânicos — de verduras e carnes a iogurtes e molhos. Segundo Pietrangelo Leta, diretor comercial da rede, este segmento representa 6% do negócio da rede e vem crescendo um ponto percentual a cada semestre. Diante disso, a rede importará do Uruguai uma linha de carnes orgânicas. Mais recentemente trouxe da Itália uma linha exclusiva de biscoitos Lazzaroni, que possuem opções de sabores sem açúcar.

Ascom-Rezende

Fonte: CNA