Plano de Saúde GEAP é debatido nos Ministérios do Planejamento e Agricultura

Nesta terça, 17, o senhor José Rezende Mendonça, indicado pelo Conselho das Entidades da CEPLA, esteve no Ministério do Planejamento, numa audiência já agendada com o senhor Vladimir Nepomuceno, (Secretário de Gestão Pública- substituto), para tratar do Plano de Saúde- GEAP.

Na Reunião foi apresentado um relato inicial pelo Sr. Luiz Guilherme, responsável pelo DESAP/SEGEP. Nesta audiência foram pontuados alguns pontos, que ainda deixam dúvidas, sobre o Plano, como qualquer outro assunto desta natureza, por se tratar de vidas, onde todo cuidado é pouco.

Em seguida, José Rezende fez um relato do convênio Fasec/Unimed, dos servidores da Ceplac/MAPA, para contextualizar as inúmeras indagações ali apresentadas.

O primeiro assunto a ser tratado foi com relação ao curto prazo apresentado, para 05 de janeiro, para adesão sem carência. Devido uma série de parâmetros e dentre eles: férias praticamente coletivas dos servidores federais e seus dirigentes, falta de informações mais precisas, etc.

De acordo com Luiz Guilherme, quanto ao alongamento do prazo, o ministério já está estudando uma possibilidade e que até a próxima semana, já estaria no site ou Canal SEGEP, a decisão tomada pelos dirigentes do GEAP.

Todas as dúvidas foram sanadas e serão alvo de análise pelo Conselho das Entidades da Ceplac, para que na próxima sexta-feira, possa, numa reunião no CEPEC, compartilhar com todos os associados.

Já no período da tarde, dando prosseguimento, nosso representante em Brasília para este assunto, esteve no Setor de Recursos Humanos do MAPA, onde participou, conjuntamente com outros órgãos do ministério, na obtenção de maiores informações, sendo que desta vez proferida pelos servidores, do GEAP, senhor Fabiano Rocha e a senhora Jaciele Muniz.

A reunião que durou aproximadamente duas horas ficou claro muitos pontos duvidosos, como também a incerteza, de certos atos já baixados, se serão ou não, acrescidos de aditivos complementares.

Aqui neste espaço não é possível esclarecer todas as indagações de diversos colegas, já que cada caso é um caso.

Só nos resta solicitar a todos, no caso da Bahia, que compareçam na próxima sexta-feira no auditório do CEPEC, aonde iremos, dirimir todas as dúvidas, que ainda permaneçam no ser de cada associado do FASEC/UNIMED.

É bom afirmar, que se for mantida a data de 05 de janeiro, sem carência, muita coisa que ser agilizada, para não se perder o prazo. Mas, acreditamos que parece ser possível, a prorrogação desta data e mês, devido muitas reclamações de todos os órgãos presente nesta reunião no MAPA.

Vale ressaltar, que em Brasília, tivemos todo o amparo, do colega Raimundo Celso Rodrigues, vice-presidente da ANTEFFA, que nos acompanhou nas reuniões, até o ponto, que lhe foi possível. Desde já agradecemos o apoio do colega com de todo seu corpo de funcionários, que nos deixou bastante à vontade para cumprirmos nossa tarefa com êxitos.

José Rezende Mendonça – Técnico Agrícola/Aposentado.