Pesquisadores debatem potencial do pinhão manso como biocombustível

Brasília (18.8.2010) – O pinhão manso (Jatropha curcas) é vegetal rico em óleo e gordura, com potencial para produzir quatro mil quilos de óleo por hectare, para a produção de biocombustíveis. Discutir os avanços de conhecimento, as pesquisas sobre a cultura e experiências bem sucedidas em lavouras implantadas são os objetivos do 2º Circuito Nacional do Pinhão Manso, que acontece na próxima quinta-feira (19), em Colatina (ES). A primeira etapa foi realizada em Brasília, no ano passado.

Segundo o coordenador-geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Denilson Ferreira, a promoção da cultura do pinhão manso é estratégica no ministério. “Estamos investindo em pesquisas, que buscam a domesticação e domínio tecnológico do pinhão manso, para difundir o conhecimento adquirido aos agricultores que desejarem cultivar a espécie”, destaca Ferreira.

Durante o circuito, serão apresentados recentes avanços de pesquisa, os sistemas de produção do pinhão manso e casos de sucesso de seu cultivo. O encontro tem apoio do Mapa e é uma promoção da Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (Abppm), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Prefeitura Municipal de Colatina. (Sophia Gebrim)

Mais informações sobre o evento no site http://www.abppm.com.br

Ascom-Rezende

Fonte: MAPA