Pequenos produtores de Una receberão 150 mil alevinos

Peixes estarão no tamanho adequado para consumo ou comercialização no prazo de oito a 12 meses.

 O Programa de Peixamento de Aguadas Públicas da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), entrega, na próxima terça-feira, no município de Una, na região sul, 150 mil alevinos (filhotes de peixe) a cerca de 100 famílias de agricultores. O ato acontece no dia do aniversário de 87 anos da cidade.

Os alevinos, produzidos na Estação de Piscicultura de Itamaraju, serão transportados em veículo da Bahia Pesca, em sacos plásticos, e entregues às famílias cadastradas pela Secretaria da Agricultura do município, por meio de senhas.

Estação – Segundo a Bahia Pesca, os peixes estarão prontos para o consumo/comercialização no prazo de oito a 12 meses, quando deverão estar pesando, em média, de 800 gramas a um quilo.

O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, destaca que o programa já atendeu produtores de vários municípios e visa aumentar a produção de pescados na região.

A Bahia Pesca vai participar da gestão do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (Cirpa), estação de piscicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvaf). A prefeitura de Xique-Xique também terá participação. O Termo de Acordo de Cooperação Técnico-Operacional já foi assinado.

O presidente da Bahia Pesca afirmou que esta é mais uma importante estação de piscicultura que se incorpora às oito existentes, “contribuindo para o aumento da capacidade de produção de alevinos, que deve passar dos 65 milhões/ano para 70 milhões.”

Ascom-Rezende

Fonte: SEAGRI