MMA e MEC promovem educação ambiental na Bahia

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Educação se unem na Bahia para a instalação do órgão gestor estadual da política baiana de educação ambiental. Nesta sexta-feira (13/4), instituições governamentais e não governamentais estarão o dia todo em debate sobre as diretrizes que vão dar impulso a novos projetos dentro e fora das salas de aula.

“A instalação do órgão gestor estimulará inclusive fundos de meio ambiente e de educação que vão significar financiamento para projetos governamentais e não governamentais”, anuncia o diretor de Educação Ambiental do MMA, Nilo Diniz.

Em Salvador, Nilo Diniz e a coordenadora de Educação Ambiental no MEC, Raquel Trajber, estarão com os secretários de Meio Ambiente, Eugenio Spengler, e de Educação, Osvaldo Barreto, para debater a sua atuação conjunta no estado.

Os órgãos gestores nos estados são previstos pelo Decreto 4.281/2002, que regulamenta a Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 9.795/99), e são coordenados por comitês assessores dos quais participam governos e toda a sociedade, por meio de instituições como conselhos e organizações não governamentais.

Segundo Nilo Diniz, a instalação dos órgãos gestores significam na prática inclusive a execução de novos projetos, para levar conteúdo a escolas e comunidades.

“Por exemplo, o Ministério do Meio Ambiente está fechando acordos com cooperativas de agricultores familiares com o objetivo de levar a eles educação e capacitação. Isso pode ser feito por meio de oficinas, publicações e cursos de educação a distância sobre regularização ambiental de suas propriedades rurais. É esse tipo de projeto que pode ser feito por meio dos órgãos gestores de educação ambiental”, explica Nilo Diniz.

Fórum nacional – Na sexta-feira pela manhã, haverá em Salvador uma reunião entre o MMA e o MEC com representantes da Rede Brasileira de Educação Ambiental. A pauta será a discussão de detalhes sobre o 7° Fórum de Educação Ambiental que deverá ser realizado no segundo semestre na Bahia. Também será debatida a preparação para a Rio + 20.

Ascom-Rezende

Fonte: MMA