Ministério da Agricultura quer laboratórios da Ceplac em rede
Uma missão de fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) esteve visitando a Superintendência da Ceplac na Bahia até a quarta-feira, 24. O objetivo da visita foi inspecionar e promover a integração dos laboratórios da Ceplac/Sueba/Cepec à rede de laboratórios do Ministério fortalecendo ainda mais os trabalhos de pesquisa e fiscalização de fertilizantes, agrotóxicos e outras substâncias.
Essa iniciativa se justifica pelo crescimento do agronegócio baiano que ocupa posição de destaque no agronegócio brasileiro e lidera a produção agropecuária do Nordeste do País. A pretensão dos envolvidos na missão técnica foi avaliar a possibilidade de integração da infra-estrutura da Ceplac à rede Lanagro para análises de formulações de agrotóxicos, bebidas e outros alimentos; fertilizantes, diagnósticos fitossanitários, resíduos de defensivos agrícolas e outros serviços que dão suporte aos trabalhos de fiscalização de produtos do agronegócio e atender às Instruções Normativas do MAPA que visam assegurar produtos de qualidade para o mercado interno e para a exportação.
De acordo com o fiscal federal agropecuário Gilson Westin Cosenza, a idéia é criar mecanismos que possam fazer com que a interação com os laboratórios da Ceplac fortaleçam ainda mais a área de pesquisas e fiscalização do Ministério da Agricultura. Ao receber a missão técnica, o superintendente da Ceplac, Antonio Zózimo de Matos Costa, disse que a instituição está de portas abertas à integração. “A instituição é parte integrante do Ministério da Agricultura”, completou.
Para o Chefe do Cepec, Adonias de Castro Filho, a Ceplac já realiza vários tipos de análises laboratoriais em atendimento às demandas do agronegócio da Região Cacaueira e de outros segmentos da sociedade. “A nossa pretensão de integrar a rede Lanagro é ter a possibilidade de dotar os laboratórios do Cepec dos recursos humanos e materiais necessários para servir às demandas dos produtores e da pesquisa em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura (SFA/BA) e ADAB.
O gerente regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, em Itabuna, João Carlos Oliveira, informou que a instituição tem interesse nesse entrosamento entre o Ministério e a Ceplac, principalmente pela possibilidade de certificação que se abre no Estado. O grupo percorreu as instalações da Superintendência da Ceplac (Sueba), os laboratórios do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) e o Centro de Extensão (Cenex) para analisar a estrutura de que dispõe a instituição.
A engenheira agrônoma Diana Pinheiro, que atua pelo MAPA, no Estado de Pernambuco, afirmou ter muito interesse no suporte que a Ceplac pode dar para a área de fiscalização e análise de agrotóxicos. Participaram da reunião, a Chefe – Adjunta do Cepec, Stela Dalva Midlej e Silva e o pesquisador Jose Marques Pereira; o coordenador geral de laboratórios da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, João Guimarães T. Filho, e os fiscais federais agropecuários Cristina Celi da Silva Assis, Diana Sione B. Pinheiro e Arminda Hachen, do MAPA; Sílvio Menezes dos Santos e Carlos Luiz B. R. de Carvalho e Altair Santana de Oliveira, da SFA/BA; e Catarina Cotrim de Mattos Sobrinho, ADAB, regional de Itabuna.
Ascom – Armênio
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CEPLAC