MDA e Correios discutem parceria para logística de produtos da agricultura familiar
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, esteve nesta segunda, dia 7, com o presidente do Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira para lançar o desafio de que os Correios se transformarem na “transportadora oficial da agricultura familiar”. Ideia foi bem recebida pelo Presidente da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ao discutir o estabelecimento de parceria entre o MDA e a empresa pública para fortalecer as ações de logística dos produtos da agricultura familiar.
– Queremos contar com a parceria dos Correios para a ampliação do mercado e a facilitação logística de produtos, principalmente alimentos agroindustrializados e artesanatos da agricultura familiar e da reforma agrária, garantindo para os produtores acesso ao mercado e para os consumidores, produtos saudáveis e acessíveis – afirmou o ministro Florence.
O ministro, ainda apresentou ao presidente Oliveira, os aspectos gerais da atuação do MDA, com o acesso ao crédito e a assistência técnica e extensão rural (ATER), políticas públicas de garantir de comercialização e preço e iniciativas de divulgação dos produtos da agricultura familiar, como a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo.
O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, destacou a intenção da empresa pública de se tornar referência na logística das políticas públicas.
– Queremos muito fazer esta parceria, temos um entendimentos que o Correios deve fortalecer sua atuação como transportador dos programa sociais e das políticas públicas.
A intenção é que as ações conjuntas entre o MDA e os Correios podem avançar na operação e na identificação de soluções que permitam aos agricultores familiares a compra de insumos e venda de seus produtos.
– Queremos facilitar a vida dos produtores, preservando sua identidade de agricultor familiar e ampliando as oportunidades de comercialização – concluiu Florence.
Fonte: MDA
Ascom – Armênio