Mapa forma multiplicadores do Programa ABC nos estados

O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), lançado em junho deste ano para estimular práticas mais eficientes para a lavoura e, ao mesmo tempo, permitir a redução da emissão dos gases de efeito estufa, está sendo detalhado no Seminário de Difusão do Programa ABC.  O evento conta com um público de cerca de 150 gestores e técnicos do agronegócio, meio ambiente, pesquisa, extensão rural e desenvolvimento agrário. O secretário-executivo José Gerardo Fontelles ressaltou que a disseminação de práticas sustentáveis no setor agrícola é estratégica e o programa oferece uma visão diferente de fazer agricultura

A proposta do evento, que termina hoje (18), é formar multiplicadores do programa em todos os estados e, com isso, difundir as práticas de redução de emissão de carbono. Nos dois dias de seminário, pesquisadores e representantes de órgãos privados apresentam os cinco subprogramas do ABC: recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), fixação biológica de nitrogênio e cultivo de florestas comerciais.

Durante o encontro, na sede da Embrapa, em Brasília, Fontelles assinou protocolos de intenções entre Mapa e Embrapa com três entidades, a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), a Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes (Anpii) e a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDT).

Ascom – Armênio

Fonte: MAPA