MANTEGA PROPÕE UM SISTEMA CAMBIAL ÚNICO PARA O MUNDO
O ministro Guido Mantega, disse nesta quinta-feira, quando participava do seminário “Administrando os fluxos de capitais em mercados emergentes”, organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em conjunto com o Ministério da Fazenda, que se torna necessário uma reformulação do sistema financeiro e monetário internacional e propôs a adoção de um sistema cambial único para todos os países.
Mantega propôs que todos os países adotem o câmbio flutuante. Segundo ele, o problema do mundo são os países que adotam sistemas de câmbio diferenciados e assim alguns manipulam o câmbio, criando desequilíbrios.
Mantega defendeu também regras mais rígidas para o setor financeiro, afirmando que foi a excessiva desregulação que levou a crise de 2008. O ministro disse ainda que que uma das soluções para o desequilíbrio de fluxos cambiais e de capitais seria a “recuperação mais rápida dos países mais avançados” e reiterou que o Brasil vai administrar os fluxos de capitais, usando medidas de tributação, para reduzir a entrada de dinheiro externo.
Ascom – Armênio
Fonte: Bahia Econômica