Ituberá/BA – Ganha centro de referência no Projeto Orla.

O Ministério do Meio Ambiente inaugurou, nesta quarta-feira (26/05), o Centro de Referência do Projeto Orla de Ituberá (BA), em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União, governo da Bahia e prefeitura. Na ocasião, será lançado o Plano de Gestão Integrada e criado o Comitê Gestor Local da orla de Ituberá, a 324 km de Salvador.

O centro vai ampliar a difusão de conhecimentos e permitir a realização do ordenamento territorial do município pelo comitê, em parceria com a sociedade. A iniciativa garante uma melhor qualidade ambiental e a preservação do patrimônio público na orla marítima.

O conhecimento tradicional das comunidades que vivem nas orlas do município também vão ajudar na implementações das iniciativas do Projeto Orla voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais.

O Centro de Referência terá biblioteca técnica e espaço para exposições, reuniões do comitê gestor e organização de campanhas itinerantes no município. Turistas poderão utilizar o centro para visitação, conhecendo ações de conservação do meio ambiente costeiro e marinho e o turismo sustentável da região.

O Plano de Gestão Integrada visa mobilizar setor público e privado e comunidades costeiras para a implantação de agenda de sustentabilidade no município, para prevenir e reverter processos de erosão na orla marinha.

O projeto é uma ação conjunta entre o MMA, por intermédio da Secretaria Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, e o Ministério do Planejamento, no âmbito da Secretaria do Patrimônio da União. Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.

O Orla existe para responder aos muitos desafios apresentados pela gestão do litoral brasileiro – de frágeis ecossistemas costeiros que, muitas vezes, enfrentam ocupação desordenada e irregular, entre outros problemas.

Ascom-Rezende

Fonte: Ministério do Meio Ambiente