Itagibá-Bahia tem a maior mina de níquel da América Latina

A maior mina de níquel da América Latina está em Itagibá, na região sul da Bahia, e entrou em operação em dezembro do ano passado. Com investimento de US$ 450 milhões, e geração de dois mil empregos, a unidade da Mirabela Nikel, irá produzir, inicialmente, 4,6 milhões de toneladas de minério por ano, sendo 150 mil toneladas de níquel concentrado.

O complexo da Mirabela representará um acréscimo de 30% na produção nacional de níquel, colocando a Bahia na posição de segundo maior produtor do país, já em 2010, representando uma receita bruta anual de vendas da ordem de R$ 640 milhões.

“Nós temos hoje uma mineração brasileira que é protagonista no mundo inteiro. A mineração baiana se lança como ator importante dentro dos quatro estados mais fortes, que são Minas Gerais, Pará e Goiás. O portfólio baiano se destaca no ouro, no cobre, no vanádio, minério de ferro e magnésio. E com os investimentos que temos hoje da CBPM na busca de novas oportunidades e de depósitos minerais temos certeza que num período próximo nós vamos ter novas descobertas e ampliação desses minerais”, enfatiza o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Paulo Camillo Vargas.

Ascom-Rezende

Fonte: SEAGRI