Homem-Ecobag incentiva uso de sacola retornável na Feira do Livro de Brasília
No Dia do Consumidor Consciente (15 de outubro), as estudantes do nono ano da escola Indi, de Brasília, visitaram o estande do Ministério do Meio Ambiente (MMA), montado na 29ª Feira do Livro de Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e logo perceberam que ter uma sacola retornável é um grande negócio para o meio ambiente.
Melhor é sempre levar a sacola retornável, porque não polui o Planeta como o saco plástico, que demora muito para acabar, diziam, em coro, as pequenas ambientalistas Carolina Botelho, Manuela Limongi e Luiza Alcântara, todas com 9 anos de idade.
No estande do MMA, todo montado com madeira de reflorestamento, as crianças ainda receberam informações sobre a coleta seletiva e a reciclagem do lixo.
Quem passou pela Feira, além de ganhar uma das mil sacolas retornáveis distribuídas pelo Homem-Ecobag, também teve a oportunidade de pegar fitinhas do estilo Senhor do Bomfim, com mensagens personalizadas para lembrar o brasileiro a levar sua ecobag quando for às compras e estimular o consumidor consciente a fazer três pedidos por um mundo mais sustentável, livre de sacolas plásticas, praias e ruas sem lixo e um futuro mais limpo para todos.
15 de outubro – Para marcar a data, o MMA buscou incentivar o consumidor a levar a sua sacola retornável para passear e evitar as sacolas plásticas que tanto prejudicam o meio ambiente, entupindo bueiros, causando enchentes, poluindo mares e matando tartarugas.
A mobilização começou em 2009, quando o MMA lançou o desafio “Um dia sem sacolas plásticas”. Muita gente apoiou, comprou ecobags e, em um ano de campanha Saco é um Saco, fortalecida pela parceria com grandes redes de supermercados e empresas, foi possível evitar o consumo de cerca de 1 bilhão de sacolas plásticas. Mas onde estão as sacolas retornáveis? Essa é a pergunta que o MMA fez este ano, já que nem sempre elas são utilizadas no dia-a-dia.
Depois de conscientizar e de revelar os impactos das sacolas plásticas no meio ambiente, o Ministério aproveitou o momento para encorajar a mudança de velhos hábitos na prática e mostrar que, para ser consumidor consciente, não basta ter sua linda sacola retornável de enfeite em casa, é preciso usá-la!
Ascom – Armênio
Fonte: MMA