Forte demanda faz a Bahia exportar cupuaçu ao Pará

A elevada demanda do mercado nacional, a dificuldade de armazenamento dos produtores paraenses e o baixo preço do produto na Bahia estão gerando uma situação inusitada no mercado de frutas local: o Estado passou a exportarcupuaçuparaoPará, Estado responsável por 59% da produção do País. Cerca de 15 toneladas da fruta típica paraense produzida na Fazenda do Sossego, em Porto Seguro, a 709kmde Salvador, foram vendidas, este ano, à Bellaiacá, empresa que comercializa polpa de frutas no mercado nacional.

Até o final do ano, mais de 25 toneladas serão enviadas ao Pará pelo fazendeiro e agrônomo Renato de Araújo Dória, único que, há 15 anos, produz e beneficia cupuaçu no extremo sul baiano. Até então, ele só havia comercializado o produto para Minas Gerais, São Paulo e Goiás, a quem vende também açaí e coco.

Este ano, a fazenda produziu mais de 90 toneladas de cupuaçu.Elecontaquejamais imaginou exportar para o Pará.

Na Bahia, a fruta ainda é pouco explorada. Para se ter uma ideia, a produção nem é contabilizada no Estado pela Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri).

Encarecimento A oportunidade de comercializar o produtonoPará surgiu apósumvendedor daempresa Bellaiaçá, de Castanhal, a cerca de 70kmde Belém (PA), ter ido a Porto Seguro vender açaí e comentarquehaviaum encarecimento do cupuaçu naquele Estado devido a fatores climáticos.

Ascom-Rezende

Fonte: Jornal A Tarde