Fábrica de Linhares pode processar 2,5 mil toneladas de cacau
Todo produto vai ser adquirido no municipio com geração de 35 empregos diretos.
No próximo dia 7 de maio, começa a operar a primeira etapa da fábrica Floresta do Rio Doce, em Linhares. A capacidade para produção é de 2,5 mil toneladas de massa de cacau por ano. A empresa deve gerar 35 empregos diretos, na região. A área construída é de 1.250 m². Todo o cacau processado na fábrica será cultivado no município de Linhares (cacau de origem).
Após a colheita, o grão de cacau é lavado. Sem seguida, é tostado e moído até virar uma massa (processamento). “Vamos gerar muitos empregos indiretos, também. Com a fábrica, vamos melhorar a qualidade do processamento do cacau local”. A afirmação é do diretor-presidente Paulo Gonçalves. Do total produzido, 1/3 é destinado à exportação para a Bélgica.
O restante vai ser comercializado no mercado interno. No segundo semestre deste, ano deve ser inaugurada a segunda etapa, em que a empresa vai ter capacidade para produzir a manteiga de cacau. Com isso, a capacidade de produção vai ser elevada para 5 mil toneladas/ano e, até 2012, 7,5 mil toneladas.
O cacau no ES. O Espírito Santo possui cerca de 20 mil hectares plantados com cacau e a atividade envolve aproximadamente de 1.200 produtores. Cerca de 95% dessa área está no município de Linhares, e o restante, principalmente nos municípios de João Neiva, São Mateus, Colatina e Nova Venécia. A estimativa é que em 2010 a produção seja de aproximadamente 13 mil toneladas. As informações são da Secretaria da Agricultura do Espírito Santo.
Ascom-Rezende
Fonte: Por Fernanda Coutinho (fcoutinho@eshoje.com.br) – foto: Eduardo Brinco (Seag).