Fábrica de chocolate no Sul da Bahia é referência para produtores e industriais
O Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Treinamento da Ceplac, mais conhecido como Fábrica de Chocolate foi instalado há quatro anos, com o objetivo de aperfeiçoar e difundir tecnologias inovadoras que permitem agregar valor ao cacau.
Da produção à comercialização, a Fábrica serve para capacitação e orientação aos agricultores interessados nesta prática. A sede regional é localizada em Ilhéus no Sul da Bahia, e foi implantada através da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fapesb e Finep.
A tendência mundial do chocolate é que este seja bastante concentrado, e a fábrica já é referência para produtores e industriais, pois os chocolates são produzidos com até 80% de concentração de cacau. Como afirma a gerente administrativa de pesquisa Neide Alice: “As formulações foram desenvolvidas a partir de 50% até 80% de cacau. Foram avaliadas, sensorialmente, onde os consumidores em potencial escolheram a determinada formulação, e a mais aceita foi a de 56,6 % de cacau na composição”.
Atendendo a um pedido do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, a fábrica tem uma produção mensal de 300 kg de chocolate para degustação. O objetivo da produção não é a comercialização. Todos os equipamentos são pequenos e foram desenvolvidos pela própria Instituição com apoio da Fapesb.
Para a fabricação do chocolate só é utilizado cacau fino, o que já levou a Ceplac duas vezes para o concurso de cacau de excelência no Salão do Chocolate em Paris.
Os funcionários da fábrica se revezam em todas as atividades de processamento da amêndoa até a finalização do chocolate. O colaborar Davi Barbosa, um desses funcionários, se diz muito satisfeito com o trabalho: “Embalar é umas das partes que eu mais gosto de fazer, porque agente está trabalhando e ao mesmo tempo prova a delícia do chocolate e é bem prazeroso”.
O cacau já é considerado alimento funcional, que auxilia na boa saúde, por isso o chocolate pode ser consumido diariamente. A Bahia é responsável por mais de 70% da produção nacional de cacau, e o Brasil possuiu a quarta maior produção de cacau do mundo (140 mil toneladas), consumindo 400 mil toneladas de chocolate. Enquanto isso, o continente africano, responsável por mais de 70% da produção mundial (2,2 milhões de toneladas), não consome o produto internamente.
Assista o vídeo dessa matéria no link:
http://www.mercadodocacau.com.br/index.php?menu=videos&id=69&tipo=3
Ascom – Armênio
Fonte: Mercado do Cacau