Empresários colombianos conhecem tecnologia da Ceplac

Teve início na última sexta-feira, 11, na sede da Ceplac, a programação de visitas que os empresários colombianos do ramo chocolateiro, Francisco Javier Gómez B. e Juan Carlos Arroyave Giraldo, da Luker – Food Ingredients, de Bogotá, estão cumprindo na região cacaueira, até o dia 15, terça-feira. Na oportunidade, os empresários foram recepcionados pelo superintendente da Ceplac na Bahia, Antonio Zózimo, acompanhado do pesquisador Wilson Monteiro.

Segundo Juan Carlos Giraldo, Gerente de Desenvolvimento Agrícola da Luker, o objetivo da visita a região cacaueira da Bahia é intercambiar conhecimentos e experiências sobre a produção de cacau no Brasil e os trabalhos de pesquisas desenvolvidos pela Ceplac e falar das experiências na Colômbia nesse sentido. “Além de reativar laços de cooperação com a Ceplac, Instituição que já conhecemos a qualidade dos seus trabalhos há muito tempo, queremos conhecer também os gostos do consumidor brasileiro para a realização de possíveis negócios”, acrescenta.

O Diretor Internacional de Negócios da Luker, informou ainda, que a empresa, é a 2ª do ramo chocolateiro da Colômbia, com forte atuação também no Equador, onde se destaca como exportador para a Europa e Estados Unidos e recentemente abriu um escritório de representação em São Paulo.

O superintendente da Ceplac, Antonio Zózimo, disse que é oportuno compartilhar conhecimentos e informações que possam contribuir para o desenvolvimento de uma cacauicultura em bases sustentáveis e de qualidade nos dois países.

Serão mostrados aos empresários colombianos, segundo explica o pesquisador da Ceplac, Wilson Monteiro, propriedades rurais na região, onde a Ceplac desenvolve trabalhos de renovação, beneficiamento e manejo cultural de cacau. “Temos problemas comuns, tanto na área de industrialização, como na área de produção que podem ser superados”, concluiu.

Ascom-Rezende

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceplac