ATEFFA-BA PRESENTE NA REUNIÃO DO FASEC-UNIMED
Atendendo convite do FASEC (Ivaldo Felix) solicitamos ao Coordenador do Conselho das Entidades que convocasse para 09/02/2010 (terça feira), às 9:00 horas uma reunião onde estariam presentes: FASEC/UNIMED e representantes da entidades.
Na terça feira, às 9 horas e 30 minutos, iniciou-se a reunião com a presença do FASEC (Eduardo Magalhães e Ivaldo Felix) Unimed (Dr. Silvio Porto, Dr. Antero e Clivia), Conselho de Entidades ( José Bezerra – STAC, Raul Valle – APEC, José dos Santos – ASAC, Jorge Bomfim – ASSIC e Washington Cerqueira – ATEFFA/BA), e mais colegas da CEPLAC, convidados para o evento.
Após abertura da reunião feita pelo Dr. Ismael Rosa, o presidente da UNIMED Itabuna, Dr. Silvio Porto fez uma explanação a respeito do convênio UNIMED/FASEC, abordando toda sistemática de uso dos produtos oferecidos por aquela prestadora, frisando que a UNIMED Itabuna receia que venham a acontecer problemas no atendimento médico aos servidores do MAPA na região, decorrentes da sistemática ora implantada pelo Ministério. Sobre o atendimento médico aos usuários do FASEC em Salvador, anunciou novos hospitais conveniados e manifestou sua certeza de que o atendimento será normalizado a curto prazo naquela capital.
Em seguida o diretor do Fasec, Eduardo Magalhães iniciou relatando as dificuldades para continuar à frente do FASEC e anunciando para o mês de março, eleição para nova Diretoria. Em seguida fez uma abordagem ressaltando as características do contrato FASEC/Unimed Itabuna, que o diferenciam dos outros planos que são oferecidos aos servidores, como a assistência médica gratuita de 1 ano para dependentes incluídos no plano de um titular que venha a falecer, os reajustes com índices abaixo do recomendado pela Agência Nacional de Saúde, devido a negociação direta dos usuários(FASEC) e a Operadora, além do custo mais baixo.
Frisou, no entanto, que entende que a maior vantagem do plano é a possibilidade de interagir rapidamente com a direção da UNIMED o que possibilita resolver diversos problemas, inclusive facilitando o atendimento de casos gravíssimos entre os usuários do Plano. Por fim, declarou que as recentes medidas implementadas pelo Governo, não influem sobre o Plano gerenciado pelo FASEC, embora saiba que o impacto destas medidas pode gerar migrações aumentando o seu número de usuários. Entende que o Plano precisa ser aperfeiçoado, sobretudo nos serviços ofertados em Salvador, mas que reconhece que os avanços obtidos tem sido importantes e que as Entidades têm papel muito importante na manutenção e aperfeiçoamento do plano FASEC/Unimed Itabuna.
Passamos então a etapa seguinte, que foi a apresentação feita pelo Dr. Antero (Diretor Financeiro da UNIMED) quando foi exposto ao grupo uma planilha demonstrando o comportamento financeiro em 2009 dos diversos produtos contidos no Plano FASEC, desde o Plano Básico Regional ao Nacional Plus, que é a referência mais alta do plano, os custos e receitas de cada uma dessas faixas, algumas que apresentaram déficit, outras com superávit, mostrando que o equilíbrio financeiro do Plano FASEC/Unimed está mantido. Apresentou ao grupo quadro demonstrativo dos reajustes anuais praticados pela Plano FASEC/Unimed Itabuna, em comparação com os índices recomendados pelo Governo, onde ficou claro que o reajuste do Plano ficou sempre abaixo por conta da negociação entre as direções do FASEC e Unimed. Estabeleceu a seguir comparação entre outros cinco planos de saúdes ofertados por operadoras de diferentes estados e o Plano FASEC/Unimed, demonstrando que este está praticando preços inferiores a todos os apresentados.
Houve intervenções por parte dos assistentes da reunião e todas as perguntas foram devidamente esclarecidas, tanto pela UNIMED como por parte do FASEC encerrando-se a reunião com a Unimed.
A seguir, por solicitação de um dos presentes, Eduardo Magalhães falou sobre o fato dos usuários do Plano FASEC não receberem o subsidia governamental como os outros servidores. Em resumo anunciou que a situação foi causada por Portaria do MOG que exigem que os planos mantidos por associações de servidores como o caso do FASEC, se enquadrem nas normas dos Planos de Saúde do Governo. Isto significaria um retrocesso para o FASEC já que por negociação direta com a UNIMED os seus usuários obtiveram conquistas que não são aceitas pelo Governo, como a inclusão de filhos maiores de 24 anos, de genitores com custo igual ao servidor da mesma faixa etária, de assistência gratuita aos dependentes de titular falecido, entre outras. Ressaltou que o FASEC aguarda conclusão de processo encaminhado ao MAPA pela Direção da CEPLAC, em novembro último, em que é solicitado o subsídio aos usuários FASEC, mas que considera que é um direito que está sendo negado aos servidores e que as suas representações podem argüir na Justiça o reconhecimento deste direito.
O que os representantes das Entidades entenderam foi à necessidade da continuidade do convenio FASEC/UNIMED-ITABUNA, buscando interagir com os associados para a melhoria na prática do Plano, ou seja: disciplinar a forma de procura pelos serviços médicos, junto a UNIMED e também desenvolver algumas ações no sentido da prevenção de muitas doenças, o que foi aceito e entendido pelos diretores presentes, se comprometendo em encontrar estratégias para esse fim, a disponibilização de médicos diários na CEPLAC como forma de minimizar custos etc.
Por outro lado, as Entidades entendem que é necessário desenvolver ações diretas com seus pares, no sentido de alertá-los sobre a implicação na mudança de plano, fortalecer o Convênio FASEC/UNIMED – Itabuna, fazer gestão no sentido de resgatar o subsidio do governo, que foi retirado, e outras ações que visem a inclusão de colegas ceplaqueanos, que hoje estão totalmente fora de qualquer plano de atendimento à saúde, junto com seus dependentes.
Já existe proposta para uma Agenda positiva de trabalho das Entidades para debaterem esse tema – SAÚDE – após o carnaval.
Ascom – Rezende
Texto: José Bezerra da Rocha – Vice-Presidente da Ateffa-Ba.
Fotos: Washingthon Farias de Cerqueira- Primeiro Tesoureiro (Representando o Presidente da ATEFFA)