Congresso de agricultura familiar leva tecnologia à região de Cruz das Almas
Sensibilizar e mobilizar os poderes públicos, organizações não governamentais, universidades públicas e privadas, como também divulgar novas tecnologias que o mercado oferece aos agricultores familiares e demonstrar os trabalhos realizados pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), na região do recôncavo. Este é objetivo do III Congresso Estadual de Agricultura Familiar, que acontece de 24 a 26, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas.
Durante os três dias do evento, os visitantes poderão participar das palestras realizadas pela EBDA, cujos temas são “Manejo do solo e água” e “Culturas do inhame e araruta. Um estande institucional será disponibilizado para exposição de produtos agrícolas típicos da região, a exemplo da mandioca, milho, feijão, frutas exóticas, citros, programas da agricultura familiar, como Pronaf, Sertão Produtivo, Agroecologia e Apicultura, e ainda exposição e venda de publicações, informativos e livros produzidos pelos técnicos da empresa.
O diretor executivo de Pecuária da EBDA, Elionaldo Teles, salienta que o projeto tem como objetivo fomentar tecnologias validadas para as diversas culturas do recôncavo. “Através desse congresso, buscamos atender às demandas dos produtores da região. A premissa é direcionar e otimizar os métodos de transferência de tecnologias, assim como estimular a produção de alimentos de qualidade”, comentou Teles.
O presidente da empresa, Emerson Leal, disse que os participantes também se reúnem para pactuar ações de assistência técnica e extensão rural entre as entidades governamentais e não governamentais que atuam no âmbito dos municípios e territórios. “A empresa visa melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar baiano, porém, tal resultado só será possível com a participação efetiva de todos, que, através dos seus órgãos, se comprometerão a ajustar suas ações às condições do agricultor familiar”, comentou o Leal.
Além dessas atividades, serão apresentadas as ações de pesquisas, capacitações e serviços desenvolvidos pela empresa na região, no “Espaço do Agricultor Familiar”. Profissionais especializados estarão de plantão permanente dando informações e facilitando a compreensão dos visitantes quanto aos produtos e ações da EBDA.
Ascom-Rezende
Fonte: SEAGRI/Assimp EBDA
(71)3116-1803 / 3116-1910