Com orçamento sancionado, Condsef cobra reajuste no auxílio-alimentação
Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a peça orçamentária para 2010. Na primeira reunião que teve nesta quarta no Ministério do Planejamento, a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) cobrou a publicação imediata de Portaria para reajustar o auxílio-alimentação dos servidores do Executivo. Outra demanda é de que o reajuste seja retroativo a 1º de janeiro. No final do ano passado, o relator do orçamento, deputado federal Geraldo Magela, anunciou que R$ 950 milhões tinham sido reservados no orçamento 2010 para este fim. Com isso, estaria assegurado um reajuste de cerca de 103% no valor do benefício de aproximadamente 550 mil ativos. A Condsef segue trabalhando para que o montante destinado ao reajuste garanta a isonomia entre os Três Poderes.
Hoje o valor no Executivo, além de defasado, é diferenciado por região do País. A Condsef defende ainda a padronização do valor do benefício. Sobre isso, o Planejamento chegou a sinalizar a possibilidade de garantir um valor único para todos os servidores, independente do local onde residem.
A expectativa é de que a Portaria seja publicada já na próxima semana uma vez que a única pendência que impedia o reajuste do benefício, segundo o próprio Planejamento, era a sanção do orçamento. Como isto esta superado, a Condsef espera agora que a retroatividade seja garantida, já que a peça orçamentária prevê o reajuste para os 12 meses de 2010.
Em todas as reuniões agendadas para esta semana, a Condsef seguirá cobrando o Planejamento informações sobre o reajuste no auxílio-alimentação. Continuaremos acompanhando. Todas as informações sobre este e outros assuntos de interesse dos servidores da base da Condsef serão divulgadas aqui em nossa página.
Afrânio
Fonte: Condsef