Ceplac seleciona amostras de cacau para Salão do Chocolate
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), receberá até 17 de março amostras de amêndoas secas de cacau de produtores brasileiros interessados em participar do concurso do Salão do Chocolate de Paris, que será realizado no mês de outubro. Quatro quilos de amostras devem ser entregues no Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Euclides Neto, na Superintendência da Ceplac na Bahia, juntamente com um questionário preenchido e que se encontra à disposição no sítio desta instituição na Internet.
O questionário procura identificar a amostra por origem, variedade, clima e solo, práticas culturais, características, métodos de fermentação, secagem e beneficiamento, além da localização da propriedade e da participação do agricultor no associativismo. Segundo o pesquisador da Ceplac Carlyle Brito Matos, do Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica, é importante que as informações sejam prestadas com clareza e objetividade “Os técnicos da seção estão aptos a prestar esclarecimentos adicionais”, declarou.
As 20 amostras de cacau brasileiras selecionadas para a edição 2011 do Prêmio Internacional do Cacau “Cacau Excelência” passarão por avaliação de sua qualidade em análises físicas, sensoriais e de laboratório feita pelos técnicos das secções de Controle de Qualidade Vegetal da Ceplac, Núcleo Regional de Ilhéus, e de Tecnologia e Engenharia Agrícola, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec). Na capital francesa serão avaliadas por um júri composto por fabricantes de chocolate, jornalistas gastronômicos internacionais, representantes institucionais e pessoas com conhecimento no assunto.
Pelo menos três conceitos sensoriais dominantes para cada região nas categorias “Cacau Chocolate”, “Frutado” e “Caramelo” serão identificados nas amostras da África Ocidental, América do Sul, América Central e Caribe, sudeste asiático e Oceania. A amostra que descrever o melhor conceito sensorial será reconhecida na celebração da diversidade do cacau. No ano passado produtores de cacau do Sul da Bahia foram destaque no Salão do Chocolate de Paris, especialmente João Tavares, da Fazenda São Pedro, em Ilhéus, que conquistou o prêmio de melhor cacau da América, na categoria “Cacau Chocolate”. Também mereceram classificação amostras da Fazenda Venturosa, em Floresta Azul, e Pimenteira, da M. Libânio, em Nova Ibiá.
Retire cópia do Questionário aqui. Mais informações no link: Ceplac na mídia.
Ascom-Rezende
Fonte: Jornalista ACS/Ceplac/Sueba/Luiz Conceição