CEPLAC – Reunião para atualizar programas de desenvolvimento das regiões cacaueiras

Com o objetivo de estruturar e atualizar o Programa de Desenvolvimento Sustentável Para a Lavoura Cacaueira Brasileira, técnicos e pesquisadores da Ceplac estão reunidos com a diretoria da instituição desde o dia 17, em Brasília. O encontro vai até o dia 21 e os participantes estão focados em apresentar opções sustentáveis para a cacauicultura, sabendo-se que as regiões produtoras de cacau no Brasil estão localizadas nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. Informou o diretor técnico da Ceplac Manfred Müller.
O Programa deverá apresentar sugestões para o cultivo em Sistema Agroflorestal (SAF). “A Ceplac já está trabalhando com consortes de cacau com dendê e seringa. Os resultados são animadores, pois esse é um modelo sustentável e que também agrega valores econômicos e sociais, devido à geração de novos postos de trabalho.” disse Müller.
Ele disse ainda que os resultados obtidos até o momento são positivos sob o ponto de vista ambiental. “A Ceplac trabalha, em caráter experimental, com o sequestro de carbono e já obteve evidencia positiva com áreas localizadas na Bahia. A estimativa de estoque de carbono é acima de 100 toneladas por hectare de seringa com 34 anos e cacau com 30. A captura desse carbono poderá ser também uma opção economicamente viável para o produtor”. Concluiu o diretor técnico.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom-Ceplac