Ceplac realiza treinamento para manejo de mudas enraizadas
A Ceplac realizou, de 23 a 25 de julho, na área da Estação Experimental Arnaldo de Medeiros (ESARM), no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), um treinamento sobre “Manejo e poda de condução em mudas enraizadas”. A capacitação foi direcionada a técnicos da Extensão da Ceplac, EBDA e outras entidades da ATER, e objetivou atender demandas do próprio Centro de Extensão, do Instituto Biofábrica de Cacau e da Secretária de Agricultura da Bahia.
O curso, ministrado pelo técnico da Ceplac Jorge Luiz Cordier Lima, é resultado da parceria entre a Ceplac e a Secretaria de Agricultura da Bahia, e contou com a participação de cerca de 100 técnicos da Ceplac, EBDA, ADAB,CAR e de associações de produtores. O treinamento, segundo Jorge Cordier, consistiu em orientar os participantes a manusear as mudas de cacau em tubetes desde o recebimento, plantio e poda de condução. Esse processo, explica ele, é formado por várias fases, todas elas de suma importância para o êxito no plantio das mudas. Ele chama a atenção para etapas como o recebimento das mudas na bandeja; retirada das mudas no tubete; abertura e profundidade das covas; plantio e poda de condução.
Para que o processo final alcance os objetivos desejados, nenhuma dessas fases deve ser interrompida ou mal conduzida. “A sequência é um elo. Se uma das etapas não for seguida corretamente o resultado final não será satisfatório. Então, tem que ter muito cuidado com os detalhes, como a maneira de se tirar a muda do tubete pois, caso não seja do modo correto, perder-se-á, no mínimo, 10% das mudas”, exemplifica Cordier.
“A divulgação e o treinamento aos técnicos que lidam com a extensão é a melhor maneira de atingir os objetivos, pois eles serão repassadores qualificados para os maiores interessados, que são os produtores”, assegura Cordier.
Fonte: CEPLAC
Dacom: Fabiana