Ceplac mostra fases da cadeia produtiva do cacau na Fenagro
As principais fases que compõem a cadeia produtiva do agronegócio cacau estão sendo mostradas pela Ceplac nos estandes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e conjuntamente com a ADAB na Fenagro 2010, que acontece no Parque de Exposições de Salvador. A instituição também faz palestras para os agricultores interessados por meio de técnicos do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) e do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), através do Escritório Local de Taperoá.
Segundo informou o chefe do Escritório, o fiscal federal agropecuário Waldo Luiz Coutinho Brito, a Ceplac e outras instituições ligadas à agropecuária baiana estão participando do evento promovido pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) para mostrar à sociedade baiana e aos agricultores o que desenvolvem cotidianamente para o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar no Estado. “Estamos mostrando desde o plantio da semente, formação de mudas clonadas, enxertia, adubação do cacau e beneficiamento até a produção do chocolate”, explicou.
Às 15 horas do próximo sábado, 4, por exemplo, o Técnico em Agropecuária da Ceplac, Jorge Cordier, fará palestra sobre “Clones Enraizados de Cacau – Tratos Culturais – Plantio, Poda e Adubação”. Na oportunidade, os agricultores participantes poderão fazer perguntas e desfazer dúvidas sobre o plantio de novas áreas, além de trocar experiências sobre as técnicas de manejo integrado da lavoura.
Ao visitar os estandes, o secretário de Agricultura, Eduardo Salles, reforçou que a Fenagro é uma das maiores feiras agropecuárias do País e que nesta edição deve movimentar mais de R$ 100 milhões. Estão expostos seis mil animais e acontecem duas exposições nacionais das raças Santa Inês, de ovinos, e Anglo- Nubiano, de caprinos. “A agricultura familiar também está presente, com suas associações e cooperativas, comercializando produtos e mostrando à população urbana de Salvador o que está sendo feito no campo”, disse, em entrevista ao programa de rádio da Ceplac “De Fazenda em Fazenda”.
Salles também agradeceu à cooperação da Ceplac para o sucesso da 23ª edição da Feira Internacional da Agropecuária, principalmente com a demonstração de quebra de cacau, beneficiamento da amêndoa e processamento do chocolate e da polpa de cacau. “Isto é importante para as cerca de 10 mil crianças de escolas públicas estaduais e municipais e Salvador que estão visitando a Fenagro, já que a maioria desconhece. Também vão poder observar e fazer perguntas aos monitores sobre as cadeias produtivas do leite, carne, mel e, enfim, daquilo que chega à mesa, para que valorizem o trabalho feito pelo homem do campo”, declarou.
Ascom – Armênio
Fonte: ACS/Ceplac/Sueba
Assessoria de Comunicação da Ceplac
quarta-feira, 1/12/2010