CEPLAC- forma agentes para atender agricultura familiar

Os extensionistas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/Ceplac) que atuam nos Núcleos e Escritórios Locais dos Territórios Litoral Sul, Baixo Sul e Vale do Jequiriçá estão participando do curso de capacitação de agentes de desenvolvimento rural. O treinamento está sendo feito no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), e no Centro de Treinamento da Ceplac, na rodovia Ilhéus – Itabuna, e será encerrado quarta-feira, 22.

Segundo o coordenador – geral de Gestão Estratégica da Ceplac, o técnico agrícola, Elieser Barros Correia, a instituição estabeleceu parceiras na pesquisa e na extensão rural com secretarias de Agricultura dos estados produtores de cacau e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em nível nacional, voltado para assistência técnica e extensão rural focado no desenvolvimento territorial. Na Bahia, se inicia o curso de formação de agentes para os extensionistas com novo conceito e papel de agente de desenvolvimento rural.

A temática enfoca métodos participativos para interação com segmentos sociais e da agricultura familiar, instituições estatais e não-governamentais. “O importante será vencer o desafio de ser um agente de desenvolvimento e não apenas técnico de transferência tecnológica”, acentua Elieser Correia, acrescentando que na nova ação, o extensionista é mais sistêmico ao atuar nos problemas comunitários e não se envolver apenas na produção e cadeia produtiva, mas nos aspectos da dimensão social, da família e conservação ambiental.

Nesta terça e quarta-feiras serão realizadas oficinas no Centro de Treinamento sobre “Metodologias Participativas – Enfoque Participativo nas Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com Domingos Lins, da Ceplac, e Adriana Gregolin, do MDA, que abordará sobre o tema “Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas para Agricultura Familiar, a exemplo dos programas Pronaf, dentre outros.

Na abertura na segunda-feira foram palestrantes Nicolau Schaun, Eliezer Correia e Adriana Gregolin que abordaram “O atual contexto de ATER – Metodologias Participativas e Açoes”, “Abordagem Territorial, o Papel da Ceplac e O Projeto MDA/Mapa/Ceplac” e “Políticas Públicas para Agricultura Familiar”, respectivamente. A coordenação coube ao chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo correia Menezes.

Ascom-Rezende

Fonte: Jornalista ACS/Ceplac/Sueba
Luiz Conceição/Assessoria de Comunicação da Ceplac